Uma comitiva formada por membros do Ministério Público, liderada pela Procuradora-Geral de Justiça (PGJ) do Estado do Piauí, Zélia Saraiva Lima, foi a Brasília-DF na semana passada (de 25/06 a 27/06) se reunir com os representantes do Estado do Piauí no Poder Legislativo Federal, para solicitar ações pela não aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 37 de 2011. Participaram da Comitiva: o Subprocurador-Geral de Justiça, Alípio de Santana Ribeiro, o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete da PGJ, Eny Vieira Pontes, o Presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Rebouças, e o analista ministerial processual- Assessor Especial da PGJ, Carlos Eduardo Gomes Monteiro Silva.

O Ministério Público do Estado do Piauí está na luta contra a aprovação da PEC Nº37/2011 desde que foi proposta. Neste toar, a Procuradora-Geral de Justiça encaminhou anteriormente aos representantes do Estado do Piauí no Poder Legislativo e ao Governo desta Unidade da Federação ofícios solicitando ações pela não aprovação da PEC 37/2011, e agora reuniu-se com as autoridades federais em comitiva buscando obter um resultado positivo.
Para Dra. Zélia Saraiva Lima, “a tramitação da PEC Nº37/ 2011 é motivo de preocupação do Ministério Público brasileiro, pois o MP não se configura como vilão da sociedade, mas encontra nesta o reconhecimento de sua atuação em prol da justiça social. Aliás, a garantia do direito à segurança é um de seus maiores reclames e estará gravemente ameaçada se aprovada a Proposta de Emenda Constitucional Nº37/2011”.