Psicóloga Gabriela Amâncio
Nesta quinta-feira(25), o Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI) realizou ação sobre prevenção de acidentes de trabalho. A iniciativa faz parte do movimento Abril Verde, que objetiva informar a população sobre doenças e acidentes do trabalho, assim como, diminuir a ocorrência de acidentes e mortalidades registradas nos últimos anos.
Servidoras do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) distribuíram bottons personalizados com o tema da ação. “Foi um momento dedicado para sensibilizar nossos servidores sobre a necessidade de investir na proteção à saúde e à segurança”, conta Marcibely Fernandes, assessora ministerial.
O prédio do MPPI, que fica localizado na zona leste de Teresina, estará iluminado com a cor verde até o fim deste mês.
Abril Verde
A escolha do mês de abril ocorreu em razão do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho ser no dia 28 de abril. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. E no Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Além disso, no dia 07 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Já a cor verde foi uma escolha natural, por estar associada à saúde e segurança.
Servidores do MPPI
Servidoras do MPPI