O Ministério Público do Piauí realiza nesta quinta e sexta-feira, 06 e 07 de agosto, a testagem de todos os servidores, membros, militares e colaboradores da instituição que retornarão ao trabalho presencial, na próxima segunda-feira, 10. Para isso, foi montada uma estrutura na sede do órgão na zona Leste de Teresina, na recepção do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e no CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), onde estão sendo aplicados os testes rápidos de detecção do novo coronavírus. A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura acompanhou o trabalho que está sendo feito.

Os testes foram comprados pelo MPPI e também adquiridos via parceria com a Associação Piauiense do Ministério Público (APMP).

Hoje também foi iniciado o envio de testes, materiais para a higienização das sedes e dos espaços ocupados pelas Promotorias de Justiça do interior do Estado. Foram, também, encaminhados os materiais gráficos para a sinalização das sedes do Ministério Público e os de proteção individual. Ambos seguem as normas estabelecidas no Plano de Limpeza e Desinfecção; no Plano de Espaço – Arquitetônico de Biossegurança; e no Protocolo de Segurança Sanitária (Resolução CNMP nº 214/2020). O propósito do envio desses materiais é assegurar que os ambientes do MPPI estejam seguros e assim propiciem o desenvolvimento das atividades da instituição e proteção ao cidadão.

Ainda nas tratativas sobre a retomada dos trabalhos presenciais, a procuradora-geral de Justiça do Piauí participou de reunião com os membros do Poder Judiciário para alinhar o funcionamento das atividades que competem ao órgão ministerial, em conjunto com o Judiciário, diante do Plano de Retorno Gradual às Atividades.

“É importante sempre frisar que estamos trabalhando com toda cuidado e planejamento para assegurar a integridade de todos que fazem parte do Ministério Público e para evitar a disseminação da Covid 19. À medida que as atividades forem retornando, faremos o acompanhamento contínuo das condições e demandas”, avaliou Carmelina Moura.