O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 24ª Promotoria de Justiça, especializada na defesa do meio ambiente e conduzida pela promotora de Justiça Carmelina Maria Mendes de Moura, realizou, nessa quinta-feira (13), audiência para acompanhar a atuação dos órgãos municipais na execução do Plano de Arborização Urbana de Teresina (PDAU).
Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Anderson Costa e Janderson Santana, e da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), André Gustavo Galvão Andrade e João Pinto Costa.
A Semam informou que coordena a implementação do PDAU com acompanhamento da Semplan/Secrem. Desde a publicação do documento, em 2024, já foram plantadas 9.013 mudas de árvores em Teresina. O plano prevê que, nos primeiros cinco anos, o plantio ocorra nas vias públicas e, nos cinco anos seguintes, em áreas verdes, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APPs). Até o momento, as mudas foram colocadas em locais como as avenidas Gil Martins, Parque Floresta Fóssil, Marginal Via Sul e Noé Mendes.
Os representantes da Semam destacaram que a metodologia do PDAU contempla medidas alinhadas às mudanças climáticas, ao auxílio no microclima e ao paisagismo, integradas ao plano climático municipal. Informaram também que estão em andamento tratativas com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) para assinatura de Termo de Cooperação Técnica voltado ao desenvolvimento de ações inovadoras relacionadas à implantação do PDAU.
Ficou deliberado que a Semam apresentará ao MPPI, no prazo de dez dias, relatório com informações das atividades realizadas e o Plano de Trabalho do PDAU.



