As equipes da Ouvidoria e do Procon do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) estiveram presentes no 4º Mutirão PopRuaJud, realizado no dia 28 de novembro, no Picoense Clube, em Picos.
Durante o mutirão, foram realizados atendimentos e atividades de orientação como a prevenção a fraudes em empréstimos consignados e golpes financeiros. A Ouvidoria do MPPI registrou denúncias, pedidos de informação, esclarecimentos sobre o funcionamento do Ministério Público e encaminhamentos para outros órgãos da instituição.
O 4º Mutirão PopRuaJud ofereceu serviços como a emissão de documentos, atendimentos jurídicos, ações de saúde, orientação social e inclusão em programas governamentais, além de atividades educativas e culturais.

Além do MPPI, participaram da iniciativa o Comitê Local PopRuaJud, que é composto pela Seção Judiciária do Piauí (SJPI), Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Tribunal Regional Eleitoral no Piauí (TRE-PI) e Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22), o Ministério Público Federal (MPF), as Defensorias Públicas da União e do Estado (DPU e DPE), a Receita Federal, o Sesc, o Senac, o Conselho Regional de Medicina (CRM), a Prefeitura Municipal de Picos e a Faculdade R. Sá.
Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o PopRuaJud integra a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, e fortalece a atuação conjunta das instituições do sistema de Justiça na promoção da cidadania e na ampliação do acesso a serviços essenciais.
Fonte: TJPI e TRF1



