O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAODIJ), órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí, promoveu mais um evento regionalizado de capacitação para conselheiros tutelares. Desde ontem (09), a equipe está em Oeiras, na mesorregião do Sudeste Piauiense.
A programação se estenderá até a tarde de hoje, com exposições sobre temas que abrangem a integração entre o Ministério Público e o Conselho Tutelar, a ética do conselheiro tutelar, o papel do Conselho Tutelar no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a operacionalização do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A Promotora de Justiça Lia Burgos, coordenadora do CAODIJ, o Assessor Especial Claudeir Alcântara e a Analista Ministerial de Serviço Social Maria Luísa Lima conduzem as atividades. A psicóloga Rita Lemos, ex-conselheira tutelar de Teresina, foi convidada a integrar a equipe. Os titulares da 2ª e da 3ª Promotorias de Justiça de Oeiras, Carlos Rubem Campos Reis e João Batista de Castro Filho, também participaram ativamente do evento.
A capacitação é voltada para os conselheiros tutelares com atuação em 19 municípios da região: Oeiras, Cajazeiras do Piauí, Colônia do Piauí, Dom Expedito Lopes, Paquetá, Santa Cruz do Piauí, São Francisco do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São João da Varjota, Tanque do Piauí, Wall Ferraz, Bela Vista do Piauí, Campinas do Piauí, Conceição do Canindé, Flores do Piauí, Isaías Coelho, Santo Inácio do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí e Simplício Mendes.