O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, órgão de execução integrante do NUPEVID, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí – UESPI -, desenvolvem o projeto “Violência contra a mulher: Um olhar racial”. O projeto, que é executado desde janeiro de 2018, leva informações, articula ações e provoca o desenvolvimento de políticas públicas de cidadania às mulheres negras, com acesso à saúde, educação e cultura, enfrentamento ao racismo estrutural/institucional e resgates dos valores afrodescendentes, dentre outras ações.
Nos dias 28 e 29 de março, o projeto foi apresentado aos municípios de Elesbão Veloso e Beneditinos. No primeiro, em evento realizado pela municipalidade, que contou com a presença da rede de proteção às mulheres vítimas, sociedade, autoridades locais e da delegada Vilma Alves. Em Beneditinos (PI), o evento foi realizado durante o encontro pedagógico do município e contou com a presença do prefeito e outras autoridades locais, professores e do vice-reitor da UESPI Evandro Alberto.
Para o Promotor Francisco de Jesus: “a mulher negra sempre foi a que mais sofreu e ainda sofre os mais diversos tipos de violência, vencer o racismo estrutural e institucional é essencial para erradicamos as violências praticadas contra mulheres negras, resgatando suas cidadanias”, pontuou.