Servidores do Ministério Público do Piauí (MPP) iniciaram nessa quinta-feira (13), um treinamento sobre prevenção e combate a princípios de incêndio. A capacitação prevê a formação de uma brigada de incêndios, formada por voluntários, para atuação no MPPI.

A capacitação foi dividida em uma parte teórica, com apresentação de conceitos essenciais, e uma parte prática, com visitas de reconhecimento à estrutura física da sede localizada na zona leste de Teresina. O capitão do Corpo de Bombeiros do Piauí, Antônio Marcos da Silva Lira ministrou uma apresentação sobre os tipos de proteção de combate ao fogo.

No primeiro dia de curso, o representante do Corpo de Bombeiros ressaltou que a proteção deve começar na fase de prevenção, com uma série de medidas para evitar qualquer tipo de ocorrência que favoreça o início de incêndios. De acordo com o capitão, quando a prevenção falha, os servidores devem estar preparados para adotar providências imediatas com o fim de proteger a vida humana e os bens materiais dos locais em que se encontram.

As aulas foram acompanhadas pela técnica de segurança do trabalho Gilzeanny Nascimento, que está à frente do projeto de implantação de brigadas de incêndio em órgãos estaduais do Piauí. A iniciativa já contemplou órgãos de saúde, como a Maternidade Evangelina Rosa, e deve incluir os servidores do Ministério Público estadual em simulações práticas.

No segundo dia de capacitação, realizado nesta sexta-feira (14), o bombeiro civil Márcio Jean da Silva Lima apresentou os equipamentos instalados na Sede Leste, como os extintores e os detectores de fumaça. “Muitas vezes a gente chega no trabalho e vai direto para a nossa sala, não tem o costume ou, até mesmo, o tempo de ficar andando na edificação, para ter uma noção dos outros compartimentos”, explicou ele.

Os participantes do curso tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de bombas instalado no subsolo do prédio e foram alertados sobre os passos a serem executados em caso de funcionamento irregular dos equipamentos de segurança. O treinamento oferecido pelo Ministério Público prevê mais uma sessão prática, com simulações de primeiros socorros e de controle de fogo.