Pegando o caminho da aplicacao Ministério Público coordena audiência sobre o atendimento a crianças e adolescentes com problemas mentais e de drogadição

Ministério Público coordena audiência sobre o atendimento a crianças e adolescentes com problemas mentais e de drogadição

As Promotoras de Justiça Francisca Lourenço, Vera Lúcia Santos e Leida Diniz, todas com atuação na defesa da infância e da juventude em Teresina, reuniram-se na última quarta-feira (17) com representantes das secretarias de assistência social do Estado e do Município, da Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), do Poder Judiciário e dos conselhos estaduais de políticas contra as drogas e dos direitos da criança e do adolescente para tratar da implementação de políticas públicas para atendimento a crianças e adolescentes com problemas mentais ou de drogadição.

Durante a audiência foram apresentadas propostas de criação de unidades móveis de tratamento, capacitação dos profissionais de saúde e formação de comissão para realização de estudos sobre o funcionamento das comunidades terapêuticas, com o objetivo de construir uma rede integrada de atendimento. Em Teresina, existe um Centro de Atenção Psicossocial voltado para o público infanto-juvenil (CAPSi) e um CAPSad (acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e de seus familiares).

A discussão também passou pelo repasse de recursos necessários à elaboração e execução de políticas eficientes. As instituições, entidades e órgãos representados na audiência constituirão uma Rede Intersetorial de Atendimento à Criança e Adolescente com problemas de Drogadição e Trantornos Mentais, para fazer um mapeamento e definir ações. Será marcada reunião com o Governador do Estado, o Prefeito de Teresina, os secretários estaduais e municipais de saúde e de assistência social, o Conselho Estadual de Política contra as Drogas, a Câmara Técnica de Enfretamento ao Crack e outras drogas, o Juizado da Infância e da Juventude e o Ministério Público para debater sobre o financiamento das estratégias e o acompanhamento da execução. 


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3194-8726
imprensa@mppi.mp.br 
Facebook: mppioficial
Twitter: mppioficial
Instagram: mppioficial
WhatsApp: (86) 99401-1718
YouTube: MPPI OFICIAL

20/08/11
Categoria: Internas Acessos: 583

Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Sede Centro: Rua Álvaro Mendes 2294 - Centro, CEP: 64000-060, Teresina - PI
Fone: (86)3194 - 8700

Sede Zona Leste: Rua Lindolfo Monteiro, 911, CEP 64049-440, Fátima,Teresina-Pi
Fone: (86)3216 - 4550

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
C.N.P.J.: 05.805.924/0001-89