CONSUMIDOR DEVE CONSULTAR ANS, PARA EVITAR PLANO DE SAÚDE SOB INTERVENÇÃO.
Consumidor deve consultar ANS, para evitar plano de saúde sob intervenção
Por: Equipe InfoMoney
19/05/08 – 12h39
InfoMoney
SÃO PAULO – A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste alerta quem for contratar plano de saúde a redobrar os cuidados para evitar operadoras que estão sob intervenção da ANS (Agência Nacional de Saúde).
Para verificar a situação da operadora, basta o consumidor ligar para 0800 7019656 ou acessar o site da ANS (www.ans.gov.br). No caso de quem já tem plano e este encontra-se na lista da agência, a entidade aconselha pesquisar e avaliar bem se vale a pena, ou não, trocar de empresa.
O que fazer De acordo com a associação, antes da mudança, é preciso negociar a compra da carência pela outra empresa que se deseja contratar, pois uma nova contratação implica novas carências.
O consumidor também tem a opção de continuar na operadora e esperar pelo fim da intervenção. Segundo o diretor de Normas e Habilitação de Operadoras da ANS, Alfredo Cardoso, enquanto estão sendo analisadas, as companhias de saúde continuam prestando atendimento normalmente, não prejudicando o consumidor e, caso seja retirada do mercado, os usuários são transferidos para outra companhia.
A ProTeste alerta que, neste caso, a nova empresa deve manter a mesma rede de atendimento, sem alteração.
A intervenção Atualmente, 44 planos de saúde estão em regime de “direção técnica” ou “direção fiscal”, para verificar eventuais problemas financeiros ou de atendimento.
A intervenção da ANS dura até um ano, podendo ser prorrogada. Neste período, o órgão nomeia um diretor técnico ou fiscal para estudar a empresa.