Por que Planejar?
O Ministério Público agrega valor à sociedade???
Planejar é essencial para fortalecimento da instituição e seleção de prioridades. Com efeito, a construção de uma estrutura eficiente, voltada para o cumprimento de metas, com indicadores capazes de mensurar o resultado das ações, tem grande potencial para responder às demandas da sociedade. Planejar permite, portanto, uma boa organização das rotinas de trabalho, a oferta de um serviço de qualidade e uma comunicação eficaz.
Para que Planejar?
- Para conhecer melhor a estrutura do MP, de forma que se possa maximizar seus pontos fortes e neutralizar os fracos.
- Para aproveitar as oportunidades e antecipar-se às ameaças.
- Para construir um plano de trabalho organizado, sustentado na identificação das principais necessidades e em uma política de valorização de competências.
Visão
Conceito de visão: Estabelece o que a Instituição quer ser no futuro. É o que se sonha para a Instituição. A perseguição desse sonho é o que deve manter a Instituição viva. É o que a energiza e inspira. A visão impulsiona a Instituição, enquanto a missão dá rumo a ela.
“Ser reconhecida como uma Instituição autônoma, independente, ativa e eficaz, geradora de impacto na realidade social do Estado do Piauí, acessível ao cidadão, promotora dos direitos fundamentais, da cidadania e dos interesses sociais para as presentes e futuras gerações.”
Missão
Conceito de missão: Estabelece o que a Instituição faz hoje, para quem o faz, e o que ela deseja alcançar no futuro. É uma declaração explícita das razões de sua existência. O propósito da missão é difundir o espírito da Instituição, que está ligado à sua visão e a de todos os seus membros, de forma a concentrar esforços para alcançar seus objetivos.
“Defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis a fim de garantir a cidadania plena e o desenvolvimento sustentável.”
Valores Institucionais
Conceito de valores institucionais: São os princípios – guia da Instituição – que são incorporados à sua maneira de agir. São conjuntos de padrões éticos que norteiam a sua vida cotidiana e a dos seus integrantes. Mais do que uma simples declaração de princípios, os valores se revelam pelas atitudes e comportamentos que a Instituição adota diante dos desafios que enfrenta ao longo de sua existência.
Os princípios que norteiam o Ministério Público do Piauí apresentam como ideal uma atuação uníssona com honestidade e compromisso, motivada pela coragem, realizada com dedicação e pautada no conhecimento e no respeito aos destinatários de sua atuação.
- Honestidade – é a capacidade de agir conforme os valores institucionais e os preceitos legais, morais, justos e éticos.
- Compromisso – é a disposição, a atitude e a responsabilidade para com a instituição e a sociedade.
- Dedicação – é a junção de empenho, amor, devotamento e determinação.
- Coragem – é a capacidade de ser firme, perseverante e franco frente aos desafios e dificuldades.
- Conhecimento – é o conjunto das experiências pessoais e institucionais acumuladas, constantemente aprimoradas e compartilhadas.
- Unidade – é a coordenação, uniformização e harmonia das ações e dos integrantes com o fim de fortalecer a identidade una e indivisível do Ministério Público do Piauí.
- Resolutividade – é a capacidade de solucionar uma demanda, agilizando procedimentos.
- Autocomposição – Método de resolução de conflitos consistente na solução negociada por meio de acordo.
- Eficiência – Capacidade de ser efetivo, de produzir entregas sociais com prontidão e agilidade.
- Publicidade – Garantia de amplo acesso do cidadão às decisões e atos administrativos.
Políticas Institucionais
Conceito de políticas institucionais: Diretrizes gerais que expressam os parâmetros dentro dos quais as ações da Instituição e de seus integrantes devem se desenvolver, no cumprimento da missão para o alcance da visão. Devem ser coerentes com os limites éticos estabelecidos pelos valores compartilhados.
As políticas que balizam a atuação ministerial são:
- Focar os resultados sociais: direcionar a atuação do Ministério Público do Piauí para a busca de resultados que impactem positivamente nos indicadores sociais.
- Buscar a excelência no atendimento à sociedade: promover uma gestão pautada na busca pela excelência na prestação de serviços à sociedade.
- Promover a responsabilidade social: estimular a gestão direcionada pela responsabilidade socioambiental.
- Priorizar as demandas da sociedade: alinhar a atuação institucional às demandas da coletividade.
- Promover a valorização das pessoas: proporcionar às pessoas um ambiente saudável, estimulante, com oportunidades para o desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e atitudes.
Fatores Críticos de Sucesso
Conceito de fatores críticos de sucesso: São pré-condições internas, de diferentes naturezas, relacionadas tanto aos seus ativos tangíveis quanto aos intangíveis e essenciais para que a Instituição atinja seus objetivos.
Para que o Ministério Público do Piauí alcance a sua visão deve, necessariamente, concentrar os esforços de membros e servidores no sentido de trabalhar os fatores críticos de sucesso para o cumprimento de sua missão.
- Recursos financeiros, materiais e tecnológicos suficientes;
- Autonomia financeira;
- Recursos humanos capacitados e adequados à missão;
- Gestão administrativa eficiente, proba e eficaz;
- Unidade institucional;
- Sistema de inteligência estratégica bem estruturado;
- Boa imagem perante a sociedade;
- Sistema de comunicação eficiente e moderno.