A Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos atua no sentido primordialmente de proporcionar aos Procuradores e Promotores de Justiça o mais eficaz auxílio e fomento técnico necessários ao cumprimento das metas institucionais. Desta forma são atribuições desta Coordenadoria, conforme do Ato PGJ n°479/2014 e Ato PGJ n°735/2017:
- Prestar apoio técnico realizando perícias e oferecendo suporte a diligências;
- Gerenciar, supervisionar e controlar os exames periciais e a elaboração de pareceres e relatórios técnicos;
- Orientar os Procuradores e Promotores de Justiça nas análises dos laudos periciais dos institutos técnicos e dos pareceres técnicos de órgãos públicos ou privados, esclarecendo dúvidas e, quando necessário, apresentar sugestões de procedimentos a serem adotados;
- Propor a realização de eventos de capacitação e aperfeiçoamento funcional por meio de seminários, estudos ou reuniões entre as diversas unidades envolvidas na produção e análise da prova pericial;
- Coordenar as diligências necessárias ao esclarecimento de fatos relacionados aos feitos internos e externos;
- Conduzir os procedimentos dirigidos à celebração de convênios de cooperação Técnica;
- Analisar de minutas de instrumentos de convênios, acordos e parcerias de interesse do Ministério Público, observando a legislação vigente;
- Estimar os custos decorrentes da celebração de convênios;
- Providenciar todas as publicações exigidas para os convênios celebrados;
- Gerenciar os convênios firmados pelo Ministério Público;
- Desempenhar outras atividades que lhe forem determinadas pela Assessoria para Assuntos Administrativos.