PLANOS DE SAÚDE PARA NOVOS CLIENTES JÁ ESTÃO MAIS CAROS.
Planos de saúde para novos clientes já estão mais caros
Cibele Gandolpho – Diário de SP
SÃO PAULO – Quem comprar um novo plano de saúde a partir de agora terá a cobertura ampliada, mas pagará mais do que no início do ano. Isso porque algumas operadoras reajustaram seus preços, em março, em até 12,9%, alegando correção da inflação anual e adaptações internas. Para planos novos, o mercado é livre, ou seja, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não controla os aumentos. No entanto, para planos já contratados, os reajustes só podem ser feitos uma vez por ano, com índice regulamentado pela agência.
O fato é que desde quarta-feira estão em vigor as novas coberturas obrigatórias para os planos de saúde, com cem procedimentos, sendo 20 novos e outros 80 atualizações. Quando a novidade foi anunciada pela ANS, as operadoras reclamaram que seriam prejudicadas se não pudessem repassar esse custo aos já clientes e entraram na Justiça por meio da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge). Mas, para os planos novos, não há limite.
Além do reajuste feito em março por algumas empresas, quem pretende comprar um plano novo poderá arcar com um outro aumento por conta da ampliação das coberturas. Em janeiro, o DIÁRIO pesquisou preços. Ontem, uma nova cotação foi realizada para uma única faixa etária (veja quadro ao lado).
De seis, três empresas reajustaram em março e afirmaram que podem aumentar novamente os planos por conta do rol. Se isso ocorrer, um plano novo pode ficar até 20% mais caro.
Na Samcil, o plano enfermaria para clientes de 29 a 33 anos, que custava R$ 74, agora sai por R$ 83,60, alta de 12,9%. A Samcil justifica que não reajustava os planos novos há 14 meses e vai aguardar seis meses para avaliar se o impacto das novas coberturas demandará um novo reajuste.
Já a Unimed Paulistana aumentou em 10% os planos novos em 15 de março. A empresa não disse se fará novo reajuste por conta da cobertura. O mesmo fez a Avimed, que reajustou os planos em 7 de março. A operadora justificou que gastou para ampliar sua rede de atendimento e, em relação ao rol, vai aguardar o recurso da Abramge. Amil, Medial e Transmontado não reajustaram os valores em março.
Fonte: O Globo Online, 3 de abril de 2008. Na base de dados do site www.endividado.com.br