O II Encontro do Planejamento Estratégico do Ministério Público Estadual foi um sucesso: estavam presentes 106 dos 174 Promotores de Justiça do estado, todos concentrados na meta de reformular o MP para garantir a excelência na prestação de serviços. Das 8:00 às 18:00 horas, foram proferidas palestras e ministrados treinamentos sobre temas-chave para a instituição e para toda a sociedade piauiense.
As palestras realizadas no turno da manhã trataram das perspectivas para o futuro do Ministério Público, mostrando os papéis que o órgão pode assumir perante uma realidade dinâmica e na qual as demandas multiplicam-se e nascem de várias setores. Falou-se também das potencialidades do nosso estado, bem como de políticas de comunicação institucional definidas no sentido de aproximar o MP da população.
Estiveram presentes dois membros do Conselho Nacional do Ministério Público: Cláudio Barros Silva e Almino Fernandes. Cláudio Barros foi convidado pelo MPE-PI para ministrar a palestra “O Promotor de Justiça do futuro”, a atividade que abriu o dia. Já Almino Fernandes estava em Teresina por conta da realização do I Fórum Ibero-Americano de Direito, do qual participou, e decidiu-se a prestigiar o II Encontro do Planejamento Estratégico.
Palestraram também a Procuradora de Justiça Sheila Cavalcante Pitombeira, do Ministério Público do Estado do Ceará, e os jornalistas piauienses Cínthia Lages e Fenelon Rocha. Sheila Cavalcante falou sobre o papel do Ministério Público na defesa do meio ambiente, enquanto área abrangente da qual nascem demandas diversificadas. Cínthia Lages apresentou parte dos trabalhos que realizou durante suas viagens por todo o Piauí, mostrando riquezas e problemas do estado. Fenelon Rocha discorreu sobre a construção de uma eficiente política de comunicação estratégica para o Ministério Público.
O II Encontro do Planejamento Estratégico do Ministério Público também contou com momentos de descontração e confraternização. Procuradores e Promotores de Justiça participaram de tudo numa atmosfera leve, amigável, que ajudou a harmonizar a instituição e dar a ela um foco, um objetivo único e bem definido: fazer com que o Ministério Público Estadual seja um exemplo de gestão, uma organização pautada no bom atendimento ao público, na moralidade, na legalidade, na eficiência e na eficácia. A coordenadora do Planejamento Estratégico, a Promotora de Justiça Cléia Fernandes, declarou que “o II Encontro foi a consolidação do Planejamento Estratégico. Foi notória a motivação de todos e o clima de integração.”
E para que o planejamento se firme ainda mais no Ministério Público, será realizado o III Encontro, no dia 11 de dezembro. A expectativa é que a participação seja ainda maior, e os resultados ainda mais proveitosos. A programação será divulgada em breve.
Participe!