O Ministério Público do Piauí lançou na última sexta-feira (26) a edição inaugural do seu Plano Estratégico 2010-2022. Após meses de trabalho contínuo, a instituição apresentou à sociedade os seus projetos de gestão para os próximos anos. O plano constitui-se de 454 medidas destinadas à otimização das rotinas administrativas e funcionais do MPPI. 

 A solenidade contou com a participação massiva dos Procuradores e Promotores de Justiça do Estado, bem como de autoridades locais. Prestigiaram o evento representantes da Defensoria Pública, da Câmara Municipal, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, do Ministério Público de Contas e do Ministério Público Federal, dentre outras entidades. Os servidores do Ministério Público também se fizeram presentes. 

Os membros aposentados da instituição foram homenageados. O membro aposentado mais antigo, João da Mata Maia, recebeu das mãos do Procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira uma placa de honra pelos relevantes serviços prestados como Promotor de Justiça. Foi apresentado o Histórico do Ministério Público, construído através de pesquisas realizadas por membros e servidores da própria instituição. O histórico é parte integrante da publicação do Planejamento Estratégico. 

A Promotora de Justiça Cléia Fernandes, coordenadora do Planejamento, proferiu palestra explicativa sobre o desenvolvimento das atividades até então. A coordenadora falou sobre todas as etapas do trabalho, partindo do conceito de estratégia até a confecção do Plano Estratégico, passando pelas fases de diagnóstico estratégico, seleção de eventos futuros, pesquisa Delphi, construção de cenários prospectivos, sugestão de medidas e consolidação das mesmas. 

Confira abaixo o vídeo de apresentação do histórico e o vídeo oficial de lançamento do plano. Veja também em anexo o discurso de abertura da Subprocuradora Geral de Justiça, Dra. Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues. Visite a seção Álbuns e veja as fotos.