O PROCON/PI se reuniu, na manhã desta quarta-feira (23/06), com representates das empresas operadoras de telecomunicações Oi e TIM, para solicitar propostas, inclusive com apresentação de metas, de melhoria do atendimento aos consumidores.
A ação segue os passos do que o Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça – DPDC/MJ está fazendo nacionalmente, ao convidar as representantes dos segmentos mais recorrentes no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, quais sejam, assuntos financeiros, telecomunicações, supermercados e saúde. As empresas operadoras de telefonia celular foram as primeiras convidadas pelo PROCON/PI a apresentarem suas propostas de melhorias.
O trabalho está sendo conduzido para que os fornecedores considerem em suas propostas de metas três indicadores considerados basilares: o de redução das demandas gerais; o de aumento da resolutividade nas CIPs (Cartas de Informações Preliminartes) e o de aumento de resolutividade no Cadastro de Reaclamações Fundamentadas.
No encontro desta quarta-feira, foi apresentada as operadoras presentes a sua situação dentro do cadastro e solicitado que retornem ao Órgão no próximo dia 19/07/2010 para assinatura de um Termo de Ajustamento de Contuda – TAC, em que se comprometam com as propostas apresentadas.
A iniciativa representa um importante avanço quanto aos desdobramentos da publicação do Cadastro, que é a relação dos nomes de todas as empresas reclamadas nos Procons conveniados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC, do qual o Piauí participa, informando quais demandas foram consideradas fundamentadas quanto à ocorrência de danos aos consumdiores, indicando inclusive quais foram atentidas ou não pelos fornecedores.
As operdoras Claro e Vivo, apesar de convidadas, não compareceram ao encontro, comprometendo-se de fazê-lo em data posterior.
Texto: Luciano G. Maia