A Eletrobrás, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em todo o Piauí, prestou esclarecimentos às Promotorias de Justiça de Socorro do Piauí, Paes Landim e Simplício Mendes quanto aos problemas na prestação do serviço, assumindo o compromisso de saná-los. Segundo a entidade, a vegetação entrou em contato com dois cabos condutores que integram o sistema de alimentação de Simplício Mendes – que atende também aos municípios de Socorro do Piauí, Paes Landim e São Miguel do Fidalgo – causando aterramentos e curtos-circuitos. Já foi aberta licitatação para contratação de empresa para remoção das plantas; o procedimento correspondente está em fase de adjucação. 

A nova subestação no município de Ribeira do Piauí atenderá também a Socorro do Piauí, que deixará de ser alimentada pela subestação de Simplício Mendes. A distribuição diferenciada também deve propiciar melhorias no fornecimento de energia em outras cidades, principalmente em Paes Landim. 

No prazo de quinze dias será realizada manutenção no banco regulador de tensão localizado entre Simplício Mendes e Paes Landim, bem como no sistema de proteção (religador) do alimentador de Simplício Mendes. Em casos de defeitos transitórios no sistema, o próprio religador poderá reestabelecer o fornecimento de energia para as comunidades atendidas, sem necessidade de intervenção humana.