A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e a Prefeitura de Teresina começaram discussões sobre a municipalização de serviços de assistência social, como atendimento a crianças com deficiência física e mental grave e às mulheres com problemas de drogadição. Na primeira reunião, proposta pelo Ministério Público, que aconteceu nesta manhã de segunda-feira,11, Estado e Município sugeriram a participação dos órgãos de saúde e dos conselhos no debate. Desta forma ficou definido um próximo encontro no dia 10 de agosto para todos os entes apresentarem propostas para resolver o problema.
O secretário Francisco Guedes explicou que este processo de integração das ações é primordial para o êxito do trabalho de atendimentos aos citados públicos. “Hoje demos o passo inicial juntos com a Prefeitura de Teresina, que é gestão plena em Assistência Social, e desta forma deve ser o carro chefe deste processo de municipalização de alguns serviços e assim garantir um melhor atendimento”, enfatizou.
A Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), Graça Amorim ressaltou que a partir de um trabalho em conjunto a aplicação de recursos pode ser mais eficaz. “ Se cada órgão tiver uma ação paralela apenas, isso pode até onerar os cofres públicos . Daí a importância de buscar soluções compartilhadas entre os entes públicos”.
Mediador deste entendimento, o promotor Ruszel Cavalcante disse que percebe esforço nas duas esferas de poder e que agora é necessário um redirecionamento das ações para atender tanto às crianças com deficiência física e mental grave e para as mulheres usuárias de drogas.
A coordenadora do Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente, promotora Leida Diniz avalia a iniciativa do entendimento e integração dos serviços como louvável e ressalta a eficácia desta política compartilhada. “Este é o caminho, até atendendo o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, em que os serviços devem ser desenvolvidos pela União, Estado e Municípios”, finalizou.
Texto: www.sasc.pi.gov.br