alt
altO Ministério Público Estadual está participando da programação alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, celebrado no terceiro domingo de novembro. Em ação integrada com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Escola Piauiense de Trânsito , Fundação Municipal de Saúde (FMS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marçonaria, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN) e muitos outras organizações, o Ministério Público promoveu panfletagem de material educativo na manhã de ontem, quando foram abertas as atividades. Na Avenida João XXIII, em Teresina, em frente à sede da PRF, foi instalada uma faixa da campanha “Ministério Público pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida”, que lá permanecerá por tempo indeterminado.
alt
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, durante assembléia-geral. A data é um alerta para o avanço da violência no trânsito, causadora de fatalidades que poderiam ser evitadas. A programação desenvolvida no Piauí tem o objetivo de lembrar o valor e a fragilidade da vida, destacando que é necessárioalt muito cuidado para a proteção dela.

No domingo, representantes de todas as instituições parceiras se encontrarão às 7h na Ponte João Isidoro França (Ponte Estaiada) para visitar locais em que tenham ocorrido acidentes com vítumas fatais. No roteiro, constam: Avenida Raul Lopes, Avenida Poti Velho (após a ponte em direção à Santa Maria da Codipi), BR-343, Avenida Henry Wall de Carvalho e BR-316 (nas proximidades da Penitenciária Irmão Guido).

Uma boa notícia: a Polícia Rodoviária Federal comunicou ao Ministério Público que neste período do ano, com a execução da “Operação Proclamação da República”, houve diminuição de cerca de 33% no número de vítimas fatais do trânsito, em comparação ao mesmo intervalo de 2010. altalt
alt