Uma em cada três mulheres no mundo sofreu algum tipo de violência doméstica; cerca de 95% dos casos registrados são reincidentes.
O Ministério Público Brasileiro, em uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), lançou a Campanha Nacional de Combate à Violência Doméstica. A coordenação é da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica (Copevid), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG).
Entre as peças educativas, estão uma cartilha e uma vinheta de 30 segundos, veiculada nacionalmente nos intervalos da programação de diversas emissoras, com o tema “Margarida”.
O objetivo é mostrar à população o quanto é destrutiva a submissão a situações de violência doméstica, principalmente para a mulher. O material produzido enfatiza a denúncia e as formas de efetivá-la, incentivando a mulher a manter a representação no processo.
No Piauí, o movimento foi coordenado pelo Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, que detém as atribuições de defesa da mulher. A promoção da campanha foi comunicada à Procuradoria-Geral de Justiça e a instituições parceiras, que imediatamente se prontificaram a prestar apoio.
Assista ao vídeo e compartilhe essa ideia!