Começou no dia 13 de novembro, em Belo Horizonte, a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Direito de Família, que esta reunindo até hoje (16/11) promotores, desembargadores, advogados, psicólogos e profissionais das mais diversas áreas relacionadas ao tema.
O Congresso se caracteriza como o mais importante evento mundial, que tem como finalidade, entre outras coisas, instrumentalizar com um olhar contemporâneo os profissionais que atuam nesse campo específico do Direito.
Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM (entidade que promove o Congresso), fez a abertura do evento, que tem como tema “Família – Entre o Público e o Privado”.
Durante todo evento várias questões foram debatidas, dentre elas alimentos gravídicos, adoção consentida, reprodução assistida, alienação parental, Estatuto da Diversidade Sexual, Estatuto das Famílias, bem o novo Código de Processo Civil (CPC).
Neste congresso o Piauí se destacou através da presença e participação dos Promotores de Justiça Ana Cecília Rosário Ribeiro e Marcelo de Jesus Monteiro Araújo. No segundo dia de congresso, a promotora participou do debate “Produção probatória, intervenção do MP e depoimento sem dano”, como expositora. Seu trabalho enfatizou a metodologia criada pelo chamado Depoimento sem Dano, técnica que busca, de forma eficiente, a coleta de provas de forma menos danosa à criança e ao adolescente vítimas de violência. Já Marcelo de Jesus Monteiro apresentou trabalho científico com o tema “Ação de Investigação de Paternidade Socioafetiva pelo Ministério Público”. O artigo foi um dos doze selecionados para a exposição. O congresso será finalizado hoje (16/11), com minicursos e solenidade.
Para maiores informações acesse: http://www.ibdfam.org.br/congresso/