O Coordenador Geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) no Estado do Piauí, Promotor de Justiça Cleandro Alves de Moura, realizou audiência pública com o Gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Carlos Bezerra Braga, para tratar das reclamações recebidas no ano de 2011 pelo órgão contra as operadoras de telefonia móvel. Foram discutidas as constantes falhas do sistema  e a  baixa qualidade do serviço prestado aos consumidores no Estado do Piauí.

 

Foi apresentado relatório de Fiscalização da Operadora de telefonia móvel TIM NORDESTE S/A, realizada pela ANATEL. A empresa se comprometeu a executar plano de ampliação de rede para o estado, com conclusão prevista para o dia 31 de dezembro.

 

As atividades de fiscalização das prestadoras TNL PCS S/A (Oi), CLARO S/A e VIVO S/A, se encontram em execução, com previsão para conclusão em 28 de fevereiro de 2008. A demora na elaboração do relatório se justifica, segundo a gerência da ANATEL, pelo grande volume de tráfego de chamadas para análise.

 

“A ANATEL é parceira do PROCON na fiscalização e busca de um serviço de telefoinia móvel de boa qualidade, e espera que as falhas no sistema sejam sanadas com a maior brevidade possível, pois inúmeros são os transtornos causados à população em geral”, afirmou o coordenador do PROCON, ressaltando ainda que as reclamações não se limitam apenas à capital: são originárias de vários municípios, sendo que a situação é crítica em alguns deles.

 

Quanto aos processos em curso, esclareceu o coordenador que o relatório da ANATEL servirá de base para futura atuação do órgão na defesa dos consumidores. Como agência reguladora, cabe a ela, além da fiscalização das empresas de telefonia móvel, apontar as falhas na prestação do serviço e os meios para solução das demandas.