alt
altA campanha “O Ministério Público em Pela Paz no Trânsito está se estendendo cada vez mais. Esta semana, a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, esteve em Piracuruca para mais um lançamento regional. Os municípios de Cocal dos Alves e Buriti dos Lopes também foram envolvidos, com participação ativa dos Promotores de Justiça atuantes nas três cidades: Silvano Gustavo Carvalho, Karla Daniela Furtado Maia Carvalho e Francineide de Sousa Silva articularam junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) a promoção de cursos de capacitação para agentes de trânsito, policiais militares e outros interessados.

Também estiveram presentes na solenidade de lançamento a Promotora de Justiça Marlúcia Evaristo Almeida, coordenadora da comissão responsável pela campanha, o Diretor-Geral do DETRAN, Antônio Vasconcelos, a diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Gemma Galgani, a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do SENAT, Maria Dilma Andrade, o comandante da Companhia Independente de Trânsito (CIPTRAN), Major Leandro Castelo Branco, além de representantes da Polícia Militar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as autoridades locais: o prefeito de Piracuruca, Raimundo Vieira Brito, o presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Rezende, o delegado da Polícia Civil de Piracuruca, Gustavo Batista, o Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Sampaio, a Secretária de Educação, Elizabeth Melo, e a Secretária de Cultura, Maria do Carmo.
 alt

O conteúdo programático do curso foi elaborado pelo SENAT, e abrange legislação de trânsito, autoridade no trânsito, engenharia de trânsito, educação para o trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e fiscalização, com carga horária total de 88 horas.

Mais conquistas foram alcançadas com o desenrolar da campanha: a Polícia Civil já comunicou à Procuradoria-Geral de Justiça que serão designados um delegado, um escrivão e dois agentes para acompanhar a operação “salva-vidas”, que consiste na formação de barreiras policiais (blitz) em vários pontos de Teresina. Será disponibilizado um ônibus do DETRAN para servir de Delegacia Móvel.