O Promotor de Justiça Mário Normando, com atuação em Água Branca, e a Promotora de Justiça Denise Costa Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do meio Ambiente, reuniram-se, na última sexta-feira (03/02) com os organizadores das festividades de carnaval no município. Também estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Trânsito, da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN), da vigilância sanitária e do Conselho Tutelar, dentre outras organizações. O Ministério Público ressaltou a importância de um planejamento para garantir a segurança durante o evento, principalmente porque aumenta consideravelmente o fluxo de pessoas na cidade durante essa época do ano.

O representante da Polícia Civil informou que serão deslocados cinco policiais e um delegado para Água Branca durante o carnaval, e a CIPTRAN apresentou plano de policiamento para o período. A Escola Piauiense de Trânsito vai desenvolver atividades educativas desde o dia 16 de fevereiro. A Prefeitura do Município se comprometeu a solicitar um veículo  para colocar à disposição da Vigilância Sanitária, que também apresentou um plano de ação. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMAR) orientará a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Água Branca quanto aos procedimentos de licenciamento ambiental.

 

A Prefeitura de Água Branca deve zelar pela limpeza pública durante as festividades, recolhendo os resíduos para encaminhá-los ao aterro controlado do município. O Conselho Tutelar se comprometeu a manter um representante na concentração dos foliões, das 20 às 22h, para evitar o fornecimento de bebidas alcóolicas a crianças e adolescentes. O responsável pela organização do evento, com o mesmo objetivo, confeccionou abadás com mensagens identificadoras.