O Ministério Público do Estado do Piauí realizou ontem(08/02) o lançamento regional, na cidade de Demerval Lobão –Piauí, da campanha “O Ministério Público pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida”, que foi desencadeada pela instituição em setembro de 2011, na capital do Estado do Piauí em parceria com o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito ) e o Governo do Estado do Piauí.
A programação incluiu uma caminhada partindo da Praça Central da cidade em direção a Câmara Municipal de Demerval Lobão, local onde ocorreu a solenidade de abertura e também as palestras educativas.
Dentre os presentes, estiveram no evento: a Procuradora Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, a Promotora de Justiça do município de Demerval Lobão, Dra. Raquel do Socorro Macedo Galvão, a Promotora de Justiça Janaina Rose Ribeiro Aguiar da Comissão de Planejamento do MPPI, que trabalha em apoio à execução da campanha, o Prefeito de Demerval Lobão, Geraldo Amâncio Guedes Júnior, o Presidente da Câmara Municipal, César Alexandre Olímpio, a Diretora da Escola de Trânsito do DETRAN, Gemma Galgani, o Comandante da CIPTRAN, Major Leandro Castelo Branco, a Supervisora de Educação para o Trânsito da Secretaria Estadual de Educação, Margarida Maria da Conceição Neta e o inspetor Tony Carlos Mauriz Cavalcante, chefe da Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal.
A Campanha visa reduzir os índices alarmantes de violência no trânsito, com foco na educação, como fator de prevenção de acidentes, e a atuação repressiva das infrações, garantindo a celeridade processual e efetiva punição de quem não respeita as leis de trânsito.
Para a Promotora da cidade, Raquel Galvão, “ a questão da segurança no trânsito é um problema cultural. O pai que dirige alcoolizado ou não respeita os limites de velocidade não deixa um bom exemplo para seus filhos, que futuramente conduzirão algum veículo”.
Diante destes fatos, “é preciso efetivamente mudar comportamentos, conscientizar a população para a importância do tema, como forma de melhorar a qualidade de vida e humanizar pessoas. O crime de trânsito não tem preconceito de raça, de cor, de idade, de religião, de profissão, todos somos autores e vítimas em potencial”, pontua a Promotora.
A campanha de trânsito lançada na cidade de Demerval Lobão conta com o apoio da CIPTRAN (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), PRF-PI (Polícia Rodoviária Federal), Secretaria Estadual de Educação, Prefeitura de Demerval Lobão, Câmara Municipal de Demerval Lobão, Secretarias de Educação e de Saúde de Demerval Lobão, Polícia Militar e Polícia Civil.