Francisco de Jesus Lima, Promotor de Justiça que atua no combate à violência doméstica contra a mulher, participou das deliberações da CopevidA Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid), que é vinculada ao Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público (GNDH/CNPG), esteve reunida na sede do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, sob a coordenação da Promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, do Ministério Público de Mato Grosso. O Ministério Público do Piauí foi representado pelo Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, titular da 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, que integra o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar.

Após reunião prévia para planejamento estratégico, a Copevid definiu como metas de trabalho para os próximos dois anos: fiscalização da aplicação das medidas protetivas; educação nas escolas localizadas nos bairros com maior índice de violência doméstica das capitais; aperfeiçoamento da atuação do Ministério Público e Polícias Civil e Militar no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A reunião contou ainda com a presença da juíza federal Taís Schilling Ferraz, membro do Conselho Nacional do Ministério Público, que falou sobre a importância da aproximação entre o CNMP e a Copevid no combate e enfrentamento à  violência doméstica no país. Segundo a conselheira, “a repressão aos  crimes de ameaça é relevante para o combate aos crimes mais graves, sobretudo os homicídios. Merecem melhor acompanhamento, sobretudo quando envolvem violência doméstica, já que o acesso do agressor à vítima em tais casos é facilitado”.