Maria do Amparo Sousa (à esquerda) e Rita de Cássia Gomes promoveram evento de capacitação e conversaram com policiais e comunidade

A Promotora de Justiça Rita de Cássia Gomes organizou um evento educativo para capacitar, especialmente, os policiais do município de Monsenhor Gil no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

A Promotoria de Justiça Maria do Amparo Sousa, que atua junto ao Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), em Teresina, foi convidada para ministrar palestra. Também participaram a Analista Ministerial Núbia Caldas, assistente social, e o estagiário de Psicologia Breno de Oliveira.

 

Maria do Amparo falou sobre o histórico da violência contra a mulher, os direitos assegurados pela Constituição Federal e a Lei Maria da Penha. A Promotora de Justiça tentou incentivar os policiais a enxergar com sensibilidade a situação da mulher vítima de violência, conscientizando-se de que são multiplicadores da prevenção e agentes do combate às agressões.

 

Em casos de ameaça, os policiais devem acompanhar e proteger a mulher vítima em todas as etapas da denúncia, requerendo, se for preciso, medidas protetivas, como tirar o agressor do lar e pedir alimentos provisórios para amparar a mulher agredida que dependa financeiramente do agressor”, orienta a representante do Ministério Público. Ela ressaltou ainda que 60% dos agressores são alcoólatras, e que de cada 10 assassinatos de brasileiras, 7 são cometidos por companheiros ou parentes próximos.

 

Também participaram do evento de capacitação membros do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Conselho Tutelar – todos debatendo e buscando trabalhar de forma articulada e integrada no combate à violência contra mulher.

 

O NUPEVID funciona na Rua Gabriel Ferreira, n˚ 155, Centro, Teresina/PI, e pode ser contactado através do telefone (86) 3221-1902 ou do e-mail nupevid@mp.pi.gov.br.