O Ministério Público do Estado do Piauí está se preparando para lançar a campanha “Conte até 10”, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade para a prevenção de homicídio cometidos por impulso. A iniciativa partiu do Conselho Nacional do Ministério Público, como suporte para cumprimento das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP). A campanha é protagonizada pelos judocas Sarah Menezes e Leandro Guilheiro e pelos profissionais do Ultimate Fighting Championship (UFC) Anderson Silva e Júnior Cigano. Os atletas transmitem a mensagem de paz e de não-reação em situações em que possa haver violência.
A Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público do Piauí participou do planejamento da campanha e viabilizou a participação de Sarah Menezes. O lançamento nacional aconteceu ontem (08/11), em Brasília. Foi apresentado estudo relativo às motivações dos homicídios cometidos entre 2011 e 2012 em onze estados brasileiros. Inédito, o levantamento foi elaborado pelo CNMP a partir de dados das Secretarias de Segurança Pública. O recorte pretende identificar, dentre o total de assassinatos com classificação de motivos, a proporção dos decorrentes de ações por impulso. Em alguns estados, esse número é superior a 50%.
A campanha tem vídeos, jingles de rádio, anúncios para veículos impressos e digitais, entre outras peças, que serão veiculadas na mídia nacional gratuitamente até março do ano que vem. Também estão previstas ações educativas. Material didático sobre o tema está sendo elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), para uso a partir de 2013.
O lançamento local deve acontecer na última semana de novembro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Aguarde mais informações!