A Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, Zélia Saraiva Lima, e a Promotora de Justiça, Janaína Rose Ribeiro Aguiar, se reuniram, nesta sexta-feira (23), com a Deputada Estadual Flora Isabel (PT) para pedir o apoio da parlamentar quanto à questão orçamentária do Ministério Público do Estado.
Na ocasião, foi entregue à deputada um relatório da situação estrutural e financeira do órgão. Para Procuradora-Geral de Justiça, obter um orçamento destoante da real estrutura e capilaridade do MP prejudica a evolução institucional, pondo em risco a prestação de serviço à sociedade.
Para 2013, o Poder Executivo propõe R$ 118 milhões para o orçamento do Ministério Público, contra R$ 165 milhões sugeridos pelo órgão. De acordo com a Promotora de Justiça Janaína Rose Ribeiro Aguiar, “são muitos os problemas enfrentados pela Instituição, dentre eles a falta de sedes próprias, carência de membros e servidores, dentre outros recursos que são necessários para o bom funcionamento do Ministério Público” .
Durante a reunião, a Procuradora-Geral Zélia Saraiva Lima, fez questão de destacar que o MPPI elaborou um planejamento estratégico até o ano de 2022, buscando trazer melhorias para o órgão, mas o fato de ter um orçamento reduzido acaba comprometendo a execução deste planejamento.
A Deputada Flora Isabel enfatizou a importância do Ministério Público como defensor do povo e disse ser pertinente a reivindicação do Ministério Público, podendo o órgão contar com seu apoio nesta batalha por um justo orçamento.