alt

Nesta sexta-feira (14), às 9h30, o Ministério Público do Piauí comemora seu Dia Nacional com a inauguração do novo prédio-sede das Procuradorias de Justiça. Estiveram presentes todos os Procuradores de Justiça e demais membros do MPPI, além de representantes de várias instituições, como o Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Polícia Federal, Polícia Militar, Tribunal de Contas, Prefeitura de Teresina e Defensoria Pública, dentre outras.

A sede é uma conquista de toda a instituição, e vai contribuir para assegurar sua independência. A estruturação do prédio foi viabilizada por um intenso trabalho de planejamento estratégico, dentro de um processo que exigiu esforços de várias pessoas. A sede própria, além de proporcionar um melhor atendimento ao público, possibilitará a otimização do trabalho dos Procuradores de Justiça e de seus assessores.

As Procuradorias de Justiça são órgãos do Ministério Público que atuam perante a segunda instância do sistema judiciário. Pode-se afirmar que os Procuradores de Justiça estão no mesmo patamar dos desembargadores do Tribunal de Justiça. Por isso, é muito importante que eles estejam instalados em uma estrutura condigna, na qual os serviços possam ser prestados a contento.

altA Procuradora-geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, externa que “o Ministério Público tem como uma de suas políticas institucionais buscar a excelência no atendimento à sociedade, cuja implementação se inicia pela disponibilização de instalações dignas aos nossos membros e servidores, propiciando-lhes desempenhar suas funções com maior dignidade e agilidade, bem como e, principalmente, aos nossos usuários, destinatários finais da atuação do Ministério Público. Assim é que membros e servidores, de forma participativa, definiram como objetivo, no Planejamento Estratégico Institucional, melhorar a infraestrutura, mediante, entre outras estratégias, a adequação da estrutura de imóveis, adotando-se como iniciativa a ser executada promover ações para viabilizar a construção de nova sede para acomodar a estrutura das Procuradorias de Justiça”.

“Hoje é o Dia Nacional do Ministério Público, com grande orgulho e alegria, inauguramos e entregamos à sociedade piauiense, a sede das Procuradorias de Justiça do Estado do Piauí, centralizando as atividades dos órgãos de segundo grau, propiciando maior comunicação entre as Procuradorias de Justiça e a troca de experiências entre os que as integram, inclusive servidores, tão salutar para o atingimento da excelência buscada no atendimento à comunidade”, declara a Procuradora-Geral.

Na ocasião, o Governador do Estado do Piauí, Wilson Nunes Martins, ressaltou a grande importância do Ministério Público para Sociedade, dizendo que este órgão “é fundamental para o controle além de ser um fiscal da lei”.

 

Programação do Dia Nacional do MPPI- tem continuidade no período da noite

À noite, será realizada a entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público, que é concedida a personalidades e instituições que tenham se tornado dignas de reconhecimento público por relevantes serviços prestados ao Estado do Piauí e, em particular, ao Ministério Público. Este ano, sete pessoas serão agraciadas: o Governador do Piauí, Wilson Martins; o atual Subprocurador-Geral de Justiça, Alípio de Santana Ribeiro; o Procurador de Justiça Antônio Gonçalves Vieira; o Controlador Interno do Ministério Público, José Raulino Castelo Branco Filho; uma das servidoras mais antigas da instituição, Ceres Cronemberger Sobral Franco; o Juiz de Direito Belmiro Meira Júnior; e o professor Ozias de Sousa Lima. O patrono da homenagem é o Procurador Darcy Fontenelle de Araújo, que empresta seu nome à comenda.

A solenidade será realizada na sede campestre da Associação Piauiense do Ministério Público (Rua Talma Iran Leal, n˚ 4025, Satélite, Teresina-PI), a partir das 20h. Os agraciados foram eleitos por uma comissão especial presidida pela Procuradora-Geral de Justiça. Também participaram dos trabalhos a Procuradora de Justiça Raquel de Nazaré Pinto Costa Normando e as Promotoras de Justiça Débora Maria Freitas Said e Everângela Araújo Barros Parente.