O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON, órgão auxiliar do Ministério Público do Estado do Piauí, instaurou processo administrativo para apurar os problemas de abastecimento de água nos Parques Firmino Filho e Wall Ferraz, além da localidade Santa Maria das Vassouras.

Segundo reclamação dos consumidores, há mais de quatro semanas o abastecimento de água da região encontra-se quase totalmente paralisado, ficando a cargo dos mesmos buscar água de forma alternativa, nem sempre potável ou com as condições necessárias para o consumo humano.

O procedimento foi instaurado em decorrência de um abaixo-assinado elaborado por moradores da região, e entregue por seu representante à Coordenação Geral do PROCON, que instaurou procedimento coletivo para apurar a demanda.

Consta na reclamação que, embora não haja o fornecimento regular de água pela AGESPISA, o que é comprovado pelas respectivas faturas que registram um nível baixíssimo de consumo, circunstância que sinaliza para a efetiva existência de problemas de abastecimento, a cobrança é regular e passiva de corte por inadimplência.

Referido processo administrativo tem por finalidade buscar uma composição conciliatória com a AGESPISA, a fim de que não sejam causados mais prejuízos aos consumidores.