O Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotora de Justiça de Inhuma, Maria Eugênia Gonçalves Bastos, e com a colaboração da Escola de Trânsito do Piauí, promoveu o Ciclo de Palestras “Educação para o Trânsito”, com o objetivo de divulgar atitudes e comportamentos seguros no trânsito.
“O evento foi voltado para os jovens, por sua forma própria de ver o mundo e de aproveitar a vida”, pontuou a Promotora de Justiça.”Os jovens passam por um período de grande fragilidade entre a infância e a fase adulta, e merecem atenção especial dos pais e educadores, considerando a necessidade de adquisição da consciência diante das escolhas: de um lado, o desejo de experimentar sensações novas; de outro, a avaliação dos riscos envolvidos e das conseqüências de seus atos. Desafiar é a marca dos jovens, regra geral”, continua.
Foram promovidas as palestras “Trânsito: Um Espaço de Convivência Social”, ministrada pela Prof.ª Gemma Galgani de Holanda Barrosa, Diretora da Escola de Trânsito no Piauí; “Direção Defensiva”, pelo Tenente Coronel Leandro de Melo Castelo Branco; e “Álcool e Velocidade”, pelo Major Adriano Ursulino de Lucena, Comandante da CIPTRAN.
Ao final, como incentivo à educação, foram premiados os melhores alunos de 2012, com notebooks, bicicletas e kits de material escolar, adquiridos com os recursos das transações penais decorrentes de delitos de trânsito no município. Estiveram presentes diretores de escolas, pais, alunos e autoridades.
Trabalharam na organização do evento o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal de Educação, que desenvolveram importante papel, bem como a Prefeitura Municipal de Inhuma, através da Secretaria Municipal de Educação.