O Ministério Público do Piauí se uniu aos movimentos populares realizados nesta quinta-feira (20/06). Vários Procuradores e Promotores de Justiça estão se manifestando em Teresina, para erguer a bandeira de repúdio à PEC 37 e reivindicar melhorias nos serviços públicos. A equipe do Ministério Público ainda conta com a decisiva colaboração de servidores, estagiários e convidados.
Os protestos que se realizam em todo o país expressam a indignação das pessoas perante o mau uso dos recursos públicos, a precariedade dos sistemas de transporte, a má qualidade dos serviços de saúde, a corrupção e outras mazelas. “Essa manifestação popular é revestida de espontaneidade, e demonstra que o povo percebeu o absurdo da PEC 37, cujo objetivo é retirar os poderes investigatórios do Ministério Público e de outras instituições”, declarou o promotor de Justiça Silas Sereno Lopes.
Leida Diniz ressaltou que os membros do Ministério Público também foram às ruas para responder aos principais anseios sociais. “O povo não aguenta mais escolas sem banheiro e hospitais sem vaga. É hora do Poder Público se redimir das omissões e erros. Não tem fórmula certa para isso, mas com a população caminhando e ajudando podemos mostrar que o Brasil ainda tem jeito”, disse ela.
Muitos manifestantes independentes também aderiram à causa da instituição. A servidora pública Andréia Neiva se prontificou a colaborar. “Para a gente, que trabalha na área judiciária, a atuação do Ministério Público é muito importante”, afirmou. Para o publicitário Samuel Duarte, “impedir o MP de conduzir investigações é como dar o poder para o bandido”.
O advogado Nordman Alencar: é um absurdo tirar o poder investigatório do Ministério Público
O grupo formado por Procuradores de Justiça, servidores e estagiários se reuniu na frente da Procuradoria-Geral de Justiça, trajando a camiseta da campanha “Brasil contra a Impunidade”. A equipe percorreu a Frei Serafim até o Palácio de Karnak, cantando com os outros manifestantes e engrossando o coro pela construção de um país mais justo.
Confira as fotos!