A atuação da promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida na defesa das pessoas com deficiência foi alvo de homenagem em sessão solene realizada no dia 06 de junho do corrente ano, na Assembléia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI). A sessão solene na Assembléia Legislativa ocorreu em alusão ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência comemorado todo ano no dia 09 de junho.
Na ocasião, também foi comemorado os 10 anos da criação da SEID-Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência e do CONEDE-PI-Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência.
Estiveram presentes várias autoridades e pessoas que trabalham em prol da causa da pessoa com deficiência. A homenagem foi marcada pela entrega de um troféu durante sessão, concedido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI) às pessoas que prestaram relevantes serviços à causa da pessoa com deficiência e seus familiares .
A representante do Ministério Público, Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, foi uma das homenageadas por sua importante atuação na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O troféu foi entregue à promotora de Justiça pelas mãos da Presidente da Associação de Cadeirantes de Teresina(ASCAMTE), Sra. Juscilene Silva.
Durante a sessão foram debatidos diversas questões de interesse do segmento como , por exemplo, as conquistas e os desafios da pessoa com deficiência.
Ao final do evento, foi realizado o Lançamento do Livro ADAPTAÇÕES de autoria do escritor sanraimundense Salvador de Castro, que é pessoa com deficiência física.