O Ministério Público do Estado do Piauí dará início na quinta-feira (01/08) ao curso de formação e capacitação dos 16 Promotores de Justiça Substitutos que serão empossados no mesmo dia (01/08) no turno da manhã. A conferência magna de abertura do curso, com o tema “A missão do Ministério Público como agente de transformação pessoal”, que será ministrada pelo Presidente Presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco, José Vladimir da Silva Acioli. A conferência será realizada no auditório Procuradora Iolanda Carvalho, na sede Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí.
A programação inclui temas referentes às atribuições da Procuradoria Geral de Justiça, Corregedoria Geral do Ministério Público, Ouvidoria Geral, Centros de Apoio Operacional (CAO’s), Comunicação Institucional, Tecnologia da Informação e outros. O curso para os Promotores de Justiça substitutos será oferecido em duas etapas, o estágio de adaptação e a fase de vitaliciamento, com duração mínima de 200 (duzentas) horas, ao longo de 20 meses.
Metodologia
A metodologia do curso consiste em aulas e eventos presenciais ou a distância; estudos de casos; visitas técnicas; oficinas; participação em atos processuais, e elaboração de peças processuais.
A primeira etapa do curso visa apresentar a instituição aos novos membros e técnicas para uma atuação funcional eficiente e resolutiva. A intenção é fomentar a discussão quanto à atuação ética do Promotor de Justiça em seus relacionamentos interprocessuais e perante a sociedade. Essa fase possui duração mínima de 15 dias, com encontros diários.
Na segunda etapa do curso, que é a fase vitaliciamento, com duração prevista de 20 meses, oferecida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/CEAF, os 16 novos membros do MPPI, participarão de aulas presenciais e a distância, e de oficinas e seminários para os quais deverão ser convocados.
Comprometimento
A formatação do curso de formação e capacitação permite, um acompanhamento de modo efetivo e constante da formação do profissional durante todo o período de estágio probatório.
Novos promotores
Os 16 Promotores de Justiça Substitutos nomeados são os seguintes: Luiz Antonio França Gomes, Patricia Nunes Barbosa, Ana Sobreira Botelho, Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior, Helga Barreto Tavares, Rangel Bento Araruna, Fabio Vinicius Ottoni Ferreira, Fernanda Vieira Medeiros, Márcio Fernando Magalhães Franca, Rafael Maia Nogueira, Carlos Rogério Beserra da Silva, Mauricio Verdejo Gonçalves Júnior, Antônio Cesar Gonçalves Barbosa, Bruna Malveira Ary, Adriano Fontenele Santos e Paulo Maurício Araújo Gusmão.
Confira em anexo a programação.