O Ministério Público do Estado do Piauí participou de evento promovido pela Coordenação Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em comemoração ao aniversário da cidade de Teresina e aos sete anos da Lei Maria da Penha (Lei n˚ 11.340/2006), que criou mecanismos para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Durante o evento, foi lançado o gibi “Maria da Penha mete a colher”, e também a publicação “Maria da Penha em cordel”, do escritor e cordelista Tião Simpatia. O material tem caráter lúdico e pedagógico, e será utilizado na prevenção e enfrentamento à violência.
Os Promotores de Justiça Francisco de Justiça Lima e Amparo Sousa, do NUPEVID (Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar), marcaram presença no evento e participaram de todos os atos, inclusive dos momentos recreativos que incluíram dança e música ao vivo. “Estamos comemorando o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência e atendimento à mulher vítima”, registrou Francisco de Jesus.
Confira alguns trechos do cordel de Tião Simpatia:
A lei maria da penha
Está em pleno vigor
Não veio pra prender homem
Mas pra punir agressor
Pois em “mulher não se bate
Nem mesmo com uma flor”.
A violência doméstica
Tem sido uma grande vilã
E por ser contra a violência
Desta lei me tornei fã
Pra que a mulher de hoje
Não seja uma vítima amanhã.
Toda mulher tem direito
A viver sem violência
É verdade, está na lei.
Que tem muita eficiência
Pra punir o agressor
E à vítima, dar assistência.