A Caravana do Ministério Público já chegou à cidade de Corrente, onde a equipe conduzida pela Procuradora-Geral de Justiça está trabalhando. No início da manhã, a chefe do Ministério Público procedeu à abertura dos trabalhos, em solenidade da qual participou o Procurador-Geral do Município de Corrente, João Augusto Lago, representando o prefeito, Jesualdo Cavalcante barros. Também estava presente o Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Edvaldo Reis, que representou todo o secretariado de Corrente, mais o presidente da Câmara dos Vereadores, Flávio Rivelino, e o vice-presidente da OAB-Subseção Corrente, Zadiel Lobato.
As atividades se estenderão por todo o dia. A programação foi iniciada com pronunciamento da Procuradora-Geral, apresentação da Caravana do Ministério Público e exposição sobre as atribuições da instituição. “O Ministério Público precisa aproximar-se ainda mais da sociedade, fazê-la enxergar nele um aliado na defesa dos direitos e na proteção dos valores da cidadania. E um modo eficaz de incrementar as políticas públicas é combatendo a corrupção. Para tanto, precisa-se que a sociedade tenha consciência de que é co-responsável pelo combate à corrupção através da fiscalização da aplicação de recursos públicos, e que os conselhos sociais são os instrumentos mais diretos para isso”, explicou a chefe do Ministério Público, Zélia Saraiva Lima. “A caravana pretende compartilhar o conhecimento e mostrar à sociedade o quão importante é o seu papel na defesa da democracia. Com a sociedade e o MP trabalhando juntos, aliada aos mecanismos jurídicos e institucionais de que dispõem os Promotores de Justiça, a realidade social pode ser modificada para que as políticas públicas de saúde, educação, meio ambiente, defesa da infância e juventude, dos idosos e pessoas com deficiência possam alcançar êxito mais facilmente”, continuou a Procuradora-Geral.
O evento está sendo realizado na sede do Instituto Batista Correntino. Também estão sendo desenvolvidos trabalhos paralelos, como visita a hospitais e atendimento ao público. À tarde, serão promovidas oficinas no campus local do IFPI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), com temáticas prioritárias para a comunidade: saúde, segurança pública, defesa da pessoa com deficiência, defesa da infância, combate à corrupção… Serão oito oficinas, com 30 vagas cada, conduzidas pelos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional do MP/PI: Cláudia Seabra, Luzijones Façanha, Marlúcia Evaristo, Glécio Setúbal, Janaína Rose Aguiar e Denise Aguiar. A Promotora de Justiça Cléia Fernandes, que atua junto à Corregedoria-Geral do Ministério Público, também será responsável por um grupo. Os conselheiros tutelares poderão participar de uma oficina especialmente voltada aos cuidados no atendimento à infância, com a psicóloga do MP/PI, Liandra Nogueira.
Os Promotores de Justiça da região, que colaboraram com a realização do evento, também se fizeram presentes: Rômulo Paulo Cordão, de Corrente; Bruna Malveira Ary, de Monte Alegre; e Paulo Maurício Araújo Gusmão, de Curimatá. A Procuradora de Justiça aposentada Norma Alice C. Barros Rocha, que reside em Corrente, foi prestigiar as atividades.
Para Rômulo Cordão, a ida da Caravana do Ministério Público até o extremo sul do Piauí representa um motivo de grande felicidade para todos. “A Administração Superior tomou uma decisão firme para responder aos anseios sociais, deslocando uma grande equipe para estreitar os laços entre a instituição e as comunidades. Esse medida reforça nossa responsabilidade para com o interesse público. É um momento ímpar na história do MP”, declarou o Promotor de Justiça, que ainda se mostrou muito contente com a participação popular. “A caravana é um excelente projeto, e é muito bom ver este auditório lotado com pessoas de vários municípios. Todas oficinas também já estão quase lotadas”. De acordo com ele, estão participando convidados das cidades de Corrente, Cristalândia, Curimatá, Monte Alegre, Parnaguá, Avelino Lopes, Morro Cabeça do Tempo e muitas outras.