O Ministério Público do Estado e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres estão desenvolvendo o projeto “Laboratório Maria da Penha”, em Teresina. Duas vezes por semana, estudantes do curso de Direito terão a oportunidade de participar de debates com Promotores de Justiça e outros profissionais. Serão promovidos exames, reflexões e discussões sobre a aplicação da Lei nº 11.340/2006 no Piauí, com apresentação de diagnósticos, projetos e soluções para aumentar os níveis de efetividade da lei que criou mecanismos inovadores para coibir a violência doméstica contra a mulher.
As reuniões serão realizadas na sede do NUPEVID (Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar), às terças e quintas-feiras, a partir das 14h. O NUPEVID está localizado na Rua Gabriel Ferreira, n˚ 155, Centro.
O Promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, que está à frente das atividades, explica que o objetivo é divulgar os instrumentos oferecidos pela Lei Maria da Penha dentro das instituições de ensino superior. “Pretendemos ampliar os debates sobre igualdade de gênero e somar multiplicadores para contribuir com o processo de conscientização popular”, esclarece o representante do Ministério Público. De acordo com ele, em breve serão firmadas parcerias com universidades e faculdades, para que também sejam contemplados os estudantes de Serviço Social e Psicologia.