A equipe que conduziu a primeira Caravana do Ministério Público está em São Raimundo Nonato, última cidade do roteiro. O evento de abertura aconteceu na Câmara Municipal, sob o comando da Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima. Ao lado da chefe do Ministério Público, compuseram a mesa de honra: o Secretário de Saúde do Município, Robson Aguiar Barreto, que representou o prefeito Avelar Ferreira; a Ouvidora do Ministério Público, Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues; a Promotora de Justiça Cléia Fernandes, que representou a Corregedoria-Geral do MP/PI; o vereador José Vítor da Silveira, presidente da Câmara Municipal; o presidente da OAB-Subseção São Raimundo Nonato, Pedro de Alcântara Ribeiro. Também marcaram presença os Promotores de Justiça da região: Régis de Moraes Marinho, Micheline Ramalho Serejo Novaes, Vando da Silva Marques e Márcio Fernando Magalhães Franca.
A população compareceu maciçamente ao evento. O Comitê de Controle Social e a sociedade civil organizada aproveitaram a oportunidade para entregar documentos à Procuradora-Geral de Justiça. Durante todo o dia, a Ouvidoria do Ministério Público e os promotores estarão prestando atendimento direto à população.
No turno da manhã, os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional do MP/PI ministraram palestras sobre temas prioritários para o desenvolvimento social, como saúde, meio ambiente, segurança pública, infância e juventude, educação, combate à corrupção e outros. À tarde, a programação continua no Escola Normal Gercílio de Castro Macêdo, com oficinas dedicadas à capacitação dos membros de conselhos sociais.
Para a Promotora de Justiça Cléia Fernandes, que trabalha junto à Corregedoria-Geral do Ministério Público (CGMP), a caravana é de extrema importância para a aproximação entre a instituição e a sociedade. “É importante uma integração para que a sociedade compreenda que a Corregedoria é um órgão de controle da atuação de Procuradores e Promotores de Justiça, mas que tem, sobretudo, a missão de orientar, para que o Ministério Público possa atuar de uma forma mais eficiente”, opinou ela. A representante da CGMP também se mostrou muito contente com os resultados obtidos durante a primeira caravana. “Temos percebido que é grande a mobilização popular. Todos estão sedentos por conhecimento, para que possam participar e se tornarem nossos parceiros”, finalizou.
A Caravana do Ministério Público é resultado do Plano de Contingência formulado pela Administração Superior do Ministério Público para atendimento às reivindicações populares que tomaram as ruas recentemente. A instituição deseja agilizar o processo de transformação social, dando prioridade às principais necessidades da população. O projeto tem como objetivo principal a capacitação dos conselhos sociais, que devem ficar mais preparados para fiscalizar efetivamente a atuação dos poderes públicos. Com o treinamento dos conselheiros, devem haver avanços significativos na qualidade dos serviços.
A caravana já visitou três cidades, abrangendo toda as regiões vizinhas a cada uma delas. Pessoas de diversos municípios participaram dos eventos de capacitação. O trabalho continua durante o mês de outubro, e vai se estender até o final do ano, com previsões para prosseguimento em 2014. Fique atento! Em breve, a Caravana do Ministério Público passará pela sua região.