A equipe do Ministério Público chegou à cidade de Uruçuí, para a condução de mais uma etapa da caravana que está percorrendo todo o estado para levar capacitação aos conselhos sociais. Desta vez, o Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, guiou os trabalhos. O evento está acontecendo no Auditório da Câmara Municipal, e à tarde as atividades serão transferidas para a Escola Municipal Lourdes Cury, onde Promotores de Justiça e servidores do MP/PI ministrarão minicursos.

O Subprocurador-Geral de Justiça do Piauí, Luís Francisco Ribeiro, representou a Administracão Superior do Ministério Público

Diversas autoridades locais participaram da abertura solene. Além do Subprocurador-Geral, compuseram a mesa de honra: o Secretário de Governo de Uruçuí, Daniel Guimarães, que representou a prefeita Renata Coelho; a Ouvidora do Ministério Público, Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues; a Promotora de Justiça Cléia Fernandes, representando a Corregedora-Geral do Ministério Público, Rosangela Loureiro Mendes; e o prefeito da cidade de Ribeiro Gonçalves, Agamenon Pinheiro Franco. Também ficaram em local de destaque os Promotores de Justica da região, que foram responsáveis pela viabilização do evento na cidade: Maurício Verdejo, de Uruçuí, Fabio Ottoni, de Bertolínea, e Adriano Fontenele, de Santa Filomena.

O Promotor de Justiça de Uruçuí, Maurício Verdejo

Mais uma vez, o evento do Ministério Público reuniu um grande público, composto por conselheiros, gestores e membros de comunidades de vários municípios da região. “A caravana, aqui em Uruçuí, tem sido um sucesso absoluto. A participação popular é espetacular: todas as cidades vizinhas estão envolvidas neste trabalho de grande magnitude. Estamos todos muito felizes, porque o Ministério Público sai desta caravana, como das demais, mais fortalecido ainda”, declarou o Subprocurador-Geral de Justiça.

População se inscreve para os minicursos da Caravana

Durante a manhã, foram ministradas palestras sobre temas prioritários para o desenvolvimento social, como educação, meio ambiente, saúde, infância e juventude, segurança pública, defesa da pessoa com deficiência e do idoso… Simultaneamente às apresentações, a Ouvidoria do Ministério Público e os Promotores de Justiça da região prestarão atendimento direto à população, durante todo o dia.

A Ouvidora do Ministério Público, Ivaneide Assunção Tavares Rodrigues

A Caravana do Ministério Público é resultado do Plano de Contingência formulado pela Administração Superior do Ministério Público para atendimento às reivindicações populares que tomaram as ruas recentemente. A instituição deseja agilizar o processo de transformação social, dando prioridade às principais necessidades da população.
O projeto tem como objetivo principal a capacitação dos conselhos sociais, que devem ficar mais preparados para fiscalizar efetivamente a atuação dos poderes públicos. Com o treinamento dos conselheiros, devem haver avanços significativos na qualidade dos serviços.

As Promotoras de Justiça Luzijones Façanha (esquerda) e Marlúcia Evaristo encenando em dramatização sobre o trabalho do Ministério Público

Amanhã (09/10), a equipe estará em Floriano, no auditório da campus local da Universidade Federal do Piauí.