A Caravana do Ministério Público continua percorrendo todo o Piauí, com o objetivo de levar capacitação aos membros dos conselhos sociais que atuam na fiscalização dos recursos públicos aplicados em várias áreas prioritárias para o desenvolvimento social, como saúde pública, educação, combate à corrupção, defesa da infância e da juventude… Centenas de pessoas já tiveram acesso às palestras ministradas por Promotores de Justiça, que tentam mostrar como o Ministério Público Estadual pode ajudar na resolução dos problemas mais comuns, enfrentados cotidianamente pelas pessoas. A equipe explica para a população qual o papel da instituição na defesa dos interesses coletivos, enumerando os instrumentos que podem ser utilizados por todos os cidadãos para fiscalizar a atuação dos gestores municipais e exigir a observância a direitos básicos, como transporte escolar de qualidade e hospitais públicos adequados.
Seis cidades já serviram como sede para as atividades da caravana, sendo que, em todas elas, constatou-se a participação maciça de habitantes dos municípios vizinhos. De acordo com informações prestadas pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), unidade responsável pela gestão do projeto, os resultados já são visíveis: no interior do estado, a população já está procurando mais pelos promotores de Justiça, cientes de que podem acionar a instituição para fazer com que o Poder Público cumpra diversas obrigações.
Hoje (22/10), a Caravana do Ministério Público esteve em São João do Piauí, a aproximadamente 450 Km da capital, Teresina. O Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, conduziu a abertura solene do evento.” A Caravana do Ministério Público do Estado do Piauí é fruto das discussões acerca do Plano de Contingência do Ministério Público Estadual, plano este desenvolvido como uma resposta para a sociedade, que, durante os recentes acontecimentos, manifestou claramente a confiança depositada por ela no Ministério Público, defensor de seus interesses”, explicou ele. A solenidade contou ainda com a participação do prefeito do município de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto Alves, do comandante da companhia da Polícia Militar em São João do Piauí, Tenente Edilson, e do vereador Vilmar Leite, representando a Câmara Municipal. Estavam presentes também os prefeitos de várias cidades vizinhas, como Floresta do Piauí, Marcolândia, Capitão Gervásio Oliveira e outras.
“Nós entendemos que o Ministério Público é um órgão que busca proteger os direitos do cidadão. Essa caravana tem um efeito pedagógico e didático, para esclarecer à sociedade sobre a importância e o lugar do Ministério Público. Como representante do município de São João, eu me sinto muito feliz com a visita da caravana. Esperamos poder contribuir para que o Ministério Público continue sendo muito atuante, de modo que possamos oferecer à sociedade o bem estar pelo qual ela tanto clama”, declarou o prefeito Gil Carlos.
A solenidade também foi acompanhada pelos Promotores de Justiça da região: Rangel Bento Araruna, de São João do Piauí; Helga Barreto Tavares, de Marcolândia; Ana Sobreira Botelho, de Simplício Mendes; e Fernanda Vieira Medeiros, de Isaías Coelho. Todos se mostraram muito felizes com a maciça participação popular que se verificou.
No turno da tarde, foram realizadas oficinas com temas relacionados à defesa da sociedade. As salas da Unidade Escolar Francisco Antônio Paes Landim ficaram lotadas.