A programação da Caravana do Ministério Público do Estado do Piauí para o ano de 2013 será encerrada com um grande evento na próxima segunda-feira (25/11), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Teresina. As atividades da Caravana do Ministério Público tiveram início em setembro deste ano, com o objetivo maior de capacitar as comunidades, através dos conselhos sociais, para fiscalizar continuamente a aplicação dos recursos públicos e acompanhar a execução das políticas públicas. A caravana contempla sete áreas prioritárias para o desenvolvimento social: educação, saúde pública, segurança, combate à corrupção, infância e juventude, defesa da pessoa com deficiência e do idoso, meio ambiente. Já foram ministrados cursos de capacitação em 11 cidades: Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí, Picos, São João do Piauí, Valença, Água Branca, Campo Maior e Parnaíba, sendo que os municípios vizinhos a cada cidade-pólo também tiveram oportunidade de participar. Amanhã, a equipe estará em Barras, último município da trajetória no inteior do estado.

Para Teresina, a Procuradoria-Geral de Justiça e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional prepararam uma programação diferenciada, com palestra sobre Controle Social, ministrada por Maria Dalva Macêdo Ferreira, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí e Doutora em Serviço Social pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Também será promovida uma mesa redonda, com representantes do OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e do próprio Ministério Público, também sobre controle social.

À tarde, os minicursos serão ministrados em salas de aula da UNINOVAFAPI (Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123, Bairro Uruguai). Os cursos são especialmente direcionados aos membros dos conselhos sociais, mas também podem ser frequentados por professores, secretários de estado e outros interessados. Apenas o curso sobre meio ambiente será realizado em local distinto: no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí.

Para efetivar inscrição nos minicursos, basta enviar um e-mail para comunicacao@mppi.mp.br, com os seguintes dados: nome completo, ocupação, RG, CPF, endereço, telefone e minicurso escolhido. “É importante que os conselheiros não percam esta oportunidade. Além de colaborar com o aperfeiçoamento das atividades de cada conselho, o Ministério Público também está tentando estreitar os laços com eles e firmar parcerias que resultem em melhores condições de trabalho, oferecendo, assim, melhores resultados às comunidades que atendemos”, explica a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima.

Confira a programação completa abaixo.