A campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude” foi lançada hoje (06/12) no Piauí, no auditório da Procuradoria-Geral Justiça. Ministério Público, Tribunal de Justiça e as Secretarias Municipal e Estadual de Educação e Cultura (SEMEC e SEDUC, respectivamente) assinaram um termo de cooperação para implementar a campanha nas escolas da rede pública. O principal objetivo é promover um cultura de paz, conscientizando os adolescentes sobre a necessidade de evitar a violência. “Temos o intuito de combater preventivamente a criminalidade e a violência que se alastram como verdadeira pandemia em nosso país, sobretudo, entre os mais jovens. Já somos o país que tem o maior número de homicídios do mundo em termos absolutos, sendo que a maioria dos autores desses crimes não pertencem a qualquer organização criminosa, mas os praticou por motivos banais ou por impulso”, explicou a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima. “O Ministério Público do Estado do Piauí entende que é sobretudo dentro das escolas, mas sempre com o apoio das famílias, que as crianças e jovens desenvolvem e multiplicam seus valores, talentos e percepção de mundo”, continuou ela.
Com a assinatura do termo de cooperação, Ministério Público e Tribunal de Justiça se comprometeram a prestar apoio aos demais parceiros, inclusive cedendo seus membros para atuação direta junto à comunidade e para capacitação de multiplicadores. Já as Secretarias de Educação ficarão responsáveis pela reprodução do material gráfico e pelo desenvolvimento da sistemática de introdução da campanha nas salas de aula. Todos os participantes receberam um exemplar da cartilha desenvolvida para os professores, com roteiros de aulas sobre temas variados, como a valorização da vida, os direitos e deveres dos adolescentes, violência nas escolas e bullying, dentre outros. O convênio foi assinado pela Procuradora-Geral de Justiça, pelo Desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, pela Superintendente Institucional da SEDUC, Helena Oliveira, e pelo Secretário de Educação do Município de Teresina, Kléber Montezuma.
Os professores da rede pública marcaram presença e aproveitaram a oportunidade para compartilhar experiências diversas. A pedagoga Ivaldete Silva, da rede municipal de ensino, parabenizou a iniciativa do Ministério Público e falou sobre a importância da campanha. “Crianças que vivenciam a violência em casa tendem a replicar esse comportamento. Por isso, é necessário que haja uma orientação, desde a infância, para a promoção de uma cultura de paz”, declarou ela.
Depois a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, a Promotora de Justiça Lia Burgos conduziu uma apresentação sobre a campanha, mostrando as peças produzidas e discriminando as diretrizes e objetivos. Ela explicou que a etapa a ser realizada nas escolas é um desdobramento da campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, concebida como ação da Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública), lançada nacionalmente em novembro de 2012. Trata-se de uma mensagem de paciência, tolerância e reflexão para evitar atos de violência, especialmente homicídios. A atitude proposta pela campanha é a de contar até dez para evitar a execução de atos baseados na raiva. O lema escolhido para essa fase da campanha é “valente mesmo é quem não briga”. A Promotora de Justiça exibiu para a platéia os vídeos produzidos (clique aqui para assistir).
Em seguida, a professora Rosa Maria de Almeida Macedo ministrou palestra sobre a mediação social no contexto escolar, tratando de violência dentro das escolas. Rosa Maria é doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, título que obteve com a tese “Juventudes, Cultura de Paz e Escola: transformando possibilidades em realidade”. Depois de uma palestra bastante prestigiada, ela parabenizou o Ministério Público por abraçar a ideia. “O MPE merece reconhecimento pela iniciativa de agregar esforços com outras instituições, porque atividades como essa devem ser implementadas nas escolas, finalizou.
Vários Promotores de Justiça prestigiaram o evento, participando ativamente com sugestões e compartilhando experiências.