O Ministério Público do Estado do Piauí celebrou o Dia Nacional do Ministério Público (14 de dezembro) na última sexta-feira (13). Foi realizado um evento comemorativo no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, com a participação de membros, servidores e estagiários da instituição. A abertura solene foi conduzida pela Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, que parabenizou a todos pela passagem da data. “O Ministério Público é importante na defesa da sociedade. Como instituição independente, não é vinculado ao poder Judiciário, Executivo ou Legislativo, para poder estar à frente das lutas da população, sem amarras, com isenção, explicou ela.
Depois da abertura do evento, a Procuradora de Justiça Raquel Costa Normando e a Promotora de Justiça Lia Burgos, ambas da equipe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público (CEAF), apresentaram um relatório detalhado com os resultados da Caravana do Ministério Público. A atividade teve o objetivo de capacitar os conselhos sociais de cada região, com o intuito de fortalecer o controle social sobre o uso dos recursos públicos. Desde setembro, a equipe vem percorrendo todo o estado do Piauí. Foram promovidos treze encontros em diferentes cidades. No total, mais de três mil pessoas foram capacitadas.
Para estimular o corpo funcional do Ministério Público, a Procuradora-Geral de Justiça distribuiu troféus de reconhecimento a toda a equipe que compôs a caravana. “Todos esses bons resultados não seriam possíveis sem a equipe que se emprenhou durante todas as nossas viagens pelo Piauí”, afirmou Zélia Saraiva. A chefe do Ministério Público também entregou certificados de mérito, também em forma de troféu, aos seis Promotores de Justiça que mais se destacaram na organização dos eventos da caravana em seus respectivos municípios. São eles: Adriano Fontenele Santos (Santa Filomena), Ana Isabel de Alencar Mota Dias (Demerval Lobão), Márcio Fernando Magalhães Franca (Canto do Buriti), Rangel Bento Araruna (São João do Piauí), Rômulo Paulo Cordão (Corrente) e Sinobilino Pinheiro da Silva Júnior (Valença).
Em seguida, o Promotor de Justiça José Carlos Cosenzo, do Estado de São Paulo, proferiu uma palestra sobre o Ministério Público e os 25 anos da Constituição Federal. O palestrante, durante uma apresentação muito prestigiada, traçou um panorama da evolução do perfil do Ministério Público, e falou as dificuldades e perspectivas que permeiam a vida de seus membros e servidores. Cosenzo é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, órgão consultivo da Presidência da República. Foi presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e o primeiro presidente eleito do FONACATE (Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas do Estado).
A programação incluiu ainda uma palestra com a consultora Magui Guimarães, que falou sobre inteligência emocional. A convidada ensinou os participantes a lidarem melhor com as emoções, inclusive transmitido exemplos de situações tensas que geralmente integram a carreira dos membros do Ministério Público. Magui Guimarães é uma estudiosa do comportamento humano. Responsável pela introdução da PNL e do Coaching nas regiões Norte e no Nordeste do Brasil, e diretora do Instituto Brasileiro de Programação Neurolinguística e Coaching. Atua como educadora empresarial.
A programação oferecida pela Procuradoria-Geral de Justiça foi muito elogiada pelos membros do Ministério Público. O dia 14 de dezembro marca o dia em que foi sancionada a primeira Lei Orgânica Nacional da instituição, em 1981. Desde então, o Ministério Público se desenvolveu e se transformou em um verdadeiro “advogado da sociedade”, que batalha pelas causas coletivas.
O ano de 2013 foi muito importante para a instituição. Além da caravana que percorreu todo o Piauí, houve a campanha contra a PEC 37, que contou com a decisiva colaboração da população brasileira.