Ontem (30/01), o Ministério Público do Estado do Piauí comemorou a consolidação de uma grande conquista: a inauguração da sede das Promotorias de Justiça da Comarca de União, primeiro prédio inteiramente construído com os recursos da instituição, e com projetos elaborados e fiscalizados por servidores do Ministério Público. A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, expressou sua alegria na cerimônia realizada dentro das novas estruturas, perante vários representantes das comunidades de União. “Há uma nova instituição crescendo e amadurecendo, com novo fisionomia, novo tratamento constitucional, novas funções, com prerrogativas e vedações. Uma nova instituição que deseja cada dia mais ser reconhecida como autônoma, independente e livre para, de forma imparcial, defender os anseios da sociedade. Entrego pois, a vocês, cidadãos da comarca de União, este prédio que deve ser, para todo o sempre, uma casa do Ministério Público para o povo desta comunidade”, disse ela, emocionada.

Zélia Saraiva Lima ao lado da placa de inauguração

Emocionados também ficaram os familiares da Promotora de Justiça Teresinha de Jesus de Carvalho Luz, cujo nome foi eleito para o batismo do prédio. Toda a família se deslocou até a cidade de União para assistir à solenidade. Uma das filhas de Teresinha de Jesus, Luziene de Carvalho Luz, fez um discurso sobre a trajetória de sua mãe, que atuou como representante do Ministério Público em União no ano de 1985, e desde então é lembrada como uma aguerrida Promotora de Justiça.
Luziene de Carvalho Luz

 

Os Promotores de Justiça de União estavam particularmente felizes com a nova sede. Gianny Vieira de Carvalho, titular da 2ª Promotoria de Justiça, falou em nome dos colegas José Marques Lages Neto e Janaína Rose Ribeiro Aguiar. Gianny Vieira agradeceu à Procuradoria-Geral de Justiça pela iniciativa de construção da sede, ressaltando que a partir de agora todos poderão trabalhar com maior eficiência, prestando um melhor atendimento ao público. E é verdade: a nova sede é ampla, possui recepção, sala de reuniões, gabinetes, sala para servidores e estagiários, copa e banheiros acessíveis para pessoas com deficiência. Todos os ambientes já foram equipados com computadores, móveis e condicionadores de ar, tudo adquirido através de procedimentos licitatórios.

A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima (à esquerda), e a Promotora de Justiça Gianny Vieira de Carvalho ficaram muito contentes com a nova sede

O Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, também prestigiou a cerimônia. Ele lembrou a todos que, há poucos anos, os Promotores de Justiça sofriam muito com a falta de equipamento, com instalações precárias e sem servidores. “Atualmente, mesmo com as dificuldades ainda impostas pela escassez de recursos, a administração do Ministério Público tem conseguido investir em estrutura, valorizando cada centavo que pertence à instituição. Tudo isso para oferecer um serviço de excelência à sociedade, que é a destinatária final de todo o nosso trabalho”, disse ele.

Também marcou presença o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Paulo Rubens Parente Rebouças, que elogiou os Promotores de Justiça da comarca pela abnegação e pelo trabalho eficaz.

O Prefeito do Município de União, Gustavo Medeiros, ajudou a Procuradora-Geral de Justiça a descerrar a placa inaugural e a fazer o desenlance da fita simbólica. Foi a Prefeitura de União, aliás, que doou o terreno para que o Ministério Público construísse a sede das Promotorias de Justiça. “Eu entendo que os Promotores de Justiça são nossos parceiros, porque diariamente a classe política se defronta com as mais diversificadas demandas sociais, e é bom sempre ter o Ministério Público por perto para lembrar e nos auxiliar a fazer o nosso melhor pelos que mais precisam”, declarou o prefeito.

O Prefeito de União discursou durante a solenidade

A solenidade foi prestigiada por várias personalidades locais, entre vereadores, o prefeito da cidade vizinha de Lagoa Alegre, membros dos Conselhos Tutelares, servidores do Cartório Eleitoral, membros do Batalhão da Polícia Militar e outros convidados, além de Procuradores de Justiça que foram até a União especialmente para presenciar esse momento histórico para o Ministério Público.

Zélia Saraiva Lima e os familiares da Promotora de Justiça homenageada, Teresinha de Jesus de Carvalho Luz

A Procuradora-Geral de Justiça (centro) com os Promotores de Justiça da comarca, Gianny Vieira de Carvalho e José Marques Lages Neto, em novo gabinete

Todos os convidados puderam conferir de perto a qualidade das instalações da nova sede

O prefeito de União, Gustavo Medeiros (à esquerda) e os Procuradores de Justiça Martha Celina de Oliveira Nunes, Hosaías Matos de Oliveira e Raquel Costa Normando conferem a estrutura da sala de reuniões