Na Delegacia de Homicídios

 

Na manhã do dia 17 de janeiro de 2013, a equipe da 13ª Promotoria de Justiça (Núcleo das Promotorias do Tribunal do Júri), realizou visita à Delegacia Especializada de Homicídios, com o objetivo de elaborar um levantamento dos crimes de homicídio em apuração na capital desde a implantação da unidade especializada.

Na oportunidade, o Promotor de Justiça João Mendes Benigno Filho e o estagiário do Ministério Público Flávio Alexandre de Carvalho Sousa conversaram com os Delegados de Polícia da DH, sobretudo com o Delegado Robert Lavor e com a Delegada Georgiane Karine, sobre os ajustes que podem ser implantados no que diz respeito à apuração e à instrução criminal de homicídios em Teresina. O Ministério Público questionou a demora na apuração dos crimes, as inúmeras dilações de prazo solicitadas pelas autoridades policiais e a enorme quantidade de homicídios sem elucidação (inquéritos concluídos sem indicação do autor do crime).

Em seguida, a equipe da 13ª Promotoria realizou visita ao Instituto Médico Legal. No IML, a equipe, guiada pelos legistas Thiago Rêgo e Igor Noronha, sugeriu adaptações aos laudos cadavéricos e necrópsias no sentido de auxiliar a atuação do Ministério Público em sede de instrução criminal e no convencimento dos jurados em plenário do Júri. O Diretor do Instituto, Delegado Anfrísio Castelo Branco, solicitou que o Ministério Público realizasse uma pauta de reivindicações para que seja editada uma portaria de recomendações aos médicos versando sobre os novos procedimentos a serem adotados pelos legistas quando da elaboração das perícias.

No Instituto de Criminalística, e equipe foi recebida pela Diretora Maria dos Remédios Nascimento, que, além de apresentar a nova estrutura do órgão, ouviu as sugestões do Ministério Público a fim de melhorar o trabalho da perícia, substancial para a atuação do órgão ministerial. 

Visita ao Instituto de Criminalística

Visita ao IML