Com intuito de conferir mais eficiência aos serviços prestados pelo Ministério Público do Estado do Piauí, a Procuradoria-Geral de Justiça criou e instalou o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC). O órgão já está funcionando em Teresina, na Rua Magalhães Filho, 75, Centro/Norte. O telefone é (86) 3221-1670.

A Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, preocupada com a crescente demanda social relativa aos sistemas de educação pública, tomou a iniciativa. Os problemas vão desde a estrutura das escolas até a qualidade do ensino, passando por várias deficiências que prejudicam muitas comunidades em todo o Piauí. Os Promotores de Justiça têm se esforçado para fazer com que os prefeitos municipais executem as políticas públicas necessárias para a melhoria do serviço. Em Teresina, já existe uma Promotoria de Justiça especializada em questões referentes à educação pública. Com o centro de apoio, os membros do Ministério Público contarão com mais recursos para o desenvolvimento desse trabalho.

Zélia Saraiva Lima

“Percebemos que era necessário sistematizar nosso atendimento no que tange aos problemas sociais relacionados à educação. Os representantes do Ministério Público têm trabalhado continuamente nessa área, ajuizando ações civis públicas, propondo termos de ajustamento de conduta e expedindo recomendações administrativas, entre outros instrumentos judiciais e extrajudiciais. O CAODEC funcionará como um ponto de convergência, que vai prestar orientações e municiar os Promotores de Justiça com informações técnicas. A criação desse novo órgão foi baseada nas metas que estabelecemos no Plano Estratégico do Ministério Público, que está implementando novas ferramentas de gestão para dar melhores respostas à sociedade”, explicou Zélia Saraiva Lima.

O CAODEC é coordenado pela Promotora de Justiça Lia Burgos, que também exerce o cargo de coordenadora pedagógica do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público (CEAF).

Lia Burgos

O CAODEC foi instalado na mesma sede do CEAF, no centro de Teresina

Os Centros de Apoio Operacional são definidos como órgãos auxiliares na estrutura do Ministério Público Estadual. Entre suas muitas funções, estão a promoção da articulação entre os órgãos de execução (Procuradorias e Promotorias de Justiça), o gerenciamento das metas anuais, a formulação e a coordenação de políticas setoriais, a realização de estudos sobre suas respectivas áreas de atuação, o acompanhamento do trabalho dos membros do Ministério Público, a catalogação de decisões liminares e outros materiais de apoio, a coordenação de cursos e palestras, e a sistematização das inovações ocorridas no meio jurídico e das ações de responsabilidade social relevantes em cada área, dentre outras atribuições.

Atualmente, o Ministério Público do Piauí conta com sete centros de apoio operacional, atuantes no seguintes segmentos: combate à corrupção e defesa do patrimônio público, defesa do meio ambiente, defesa da saúde, defesa da infância e da juventude, defesa da pessoa com deficiência e do idoso, criminal e defesa da educação e da cidadania. O CAODEC foi criado através do Ato PGJ n˚ 454/2013, que foi publicado em janeiro deste ano. O ato dispõe sobre a estruturação dos centros de apoio e discrimina as suas funções.

CAODEC já conta com servidores, estagiários e equipamentos