Um grupo constituído por vários Promotores de Justiça, com atuação em diversas áreas sociais, reuniu-se com o coordenador do Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), Francisco Júnior, na última sexta-feira (07/02). A reunião foi presidida pelo Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro. O objetivo era fazer com que os membros do Ministério Público do Estado do Piauí tomassem conhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelo MP3, que já mudou a vida de muitos adolescentes em Teresina. Ainda em janeiro deste ano, a Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima, visitou as instalações da entidade e ficou impressionada com a atuação do movimento, no que se refere à capacitação de jovens e à reciclagem de lixo eletrônico (clique aqui para saber mais sobre a visita da PGJ ao MP3).

Depois de constatar que as iniciativas do MP3 resultaram em medidas de efetivo combate à violência, a chefe do Ministério Público se mostrou interessada em levar a ideia para os Promotores de Justiça. De acordo com a apresentação de Francisco Júnior, o MP3 atua desde a solução de conflitos entre gangues até a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Também existe o trabalho com a reciclagem, os cursos de informática, aconselhamento e espaços de interação para que os jovens possam se confraternizar, praticar esportes e se dedicar a trabalhos manuais.

Atualmente, o movimento está passando por dificuldades, porque o convênio celebrado com o Governo do Estado, segundo informações de Francisco Júnior, não está sendo cumprido. Há meses o projeto não está recebendo os repasses devidos.

Durante a reunião, os Promotores de Justiça decidiram criar um grupo de trabalho para estudar as causas da suspensão do repasse. Também foi sugerido que os Promotores de Justiça com atuação junto aos Juizados Especiais Cíveis e Criminais destinassem os recursos recolhidos através das transações penais para os projetos sociais que precisem se estabilizar.

O grupo de trabalho será coordenado pela Promotora de Justiça Leida Diniz, com a participação de Paulo Rubens Parente Rebouças, Glécio Paulino Setúbal, Elói Pereira de Sousa Júnior e Maurício Verdejoa, além do coordenador do MP3. A Assessora de Planejamento e Gestão do Ministério, Flávia Gomes Cordeiro de Castro, deve elaborar minuta de portaria para formalizar a criação do grupo.