O Encontro Institucional sobre Planejamento e Gestão, fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público e o Ministério Público do Estado do Piauí, foi encerrado na tarde de ontem (27/03), mas as conquistas alcançadas marcarão o MP/PI durante muito tempo. Durante o evento, os Promotores de Justiça de vários municípios do interior tiveram a oportunidade de conhecer mais profundamente os projetos idealizados pelos Centros de Apoio Operacional, pelo NUPEVID (Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar) e do PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
Cada um dos convidados pôde aderir aos projetos que mais se ajustassem às comunidades locais perante as quais atuam. Os planos, já com as adesões dos membros, serão consolidados no Plano Geral de Atuação Finalística (2014-2015), que norteará as atividades das Promotorias de Justiça. Os projetos incluem campanhas institucionais e atividades judiciais e extrajudiciais nas áreas da saúde pública, meio ambiente, educação, infância e juventude, defesa da pessoa com deficiência e do idoso, defesa da mulher, defesa do consumidor, combate ao crime e à corrupção.
As palestras também foram muito proveitosas. A programação incluiu a apresentação da Comissão de Planejamento Estratégico presidida pelo conselheiro Cláudio Portela, sendo que participaram também o conselheiro Leonardo Carvalho e os membros auxiliares Michel Romano, Luís Gustavo Maia, Ludmila Lopes e Fábio Barros, além do servidor Rogério Paes. As apresentações também abordaram gestão administrativa, gestão do conhecimento, Tabelas Unificadas, gerenciamento por projetos e o prêmio do CNMP.
A Assessora de Planejamento e Gestão do MP/PI, Flávia Castro, conduziu o momento de apresentação do Plano Geral de Atuação Finalística, enfatizando a importância do planejamento estratégico para as instituições. O Subprocurador-Geral de Justiça do Piauí, Luís Francisco Ribeiro, discorreu ao público sobre a continuação de um grande projeto institucional: a promoção de uma campanha abrangente sobre a paz no trânsito.
Após a consolidação do Plano de Atuação Finalística, o Ministério Público do Piauí desenvolverá ações integradas em todo o Piauí para levar benefícios às comunidades e garantir o cumprimento de metas em todas as áreas de interesse social.