O Ministério Público do Estado do Piauí está relançando a campanha O que você tem a ver com a corrupção?, com o objetivo de promover a cultura da honestida de e viabilizar a construção de um país menos corrupto. Trata-se de campanha permanente, que tem por meta conscientizar a sociedade, em especial crianças e jovens, de que o combate à corrupção é responsabilidade de todos, devendo ser efetivado a partir da assunção de nossa responsabilidade individual (em relação aos próprios atos, adotando uma postura ética, pautada pela honestidade), de nossa responsabilidade coletiva (em denunciar os atos de corrupção e contribuir para a punição dos corruptos) e de nossa responsabilidade para com as futuras gerações (a partir de um agir consciente). Iniciada em 2005 em Chapecó, Santa Catarina, por iniciativa do Promotor de Justiça Afonso Ghizzo Neto, foi abraçada pelo CNPG e pela CONAMP em 2008. No Piauí, vêm sendo desenvolvidas atividades desde 2010.

Em 2013 foi elaborado projeto para execução da campanha em 2013/2014, com previsão de divulgação por meio de peças gráficas, de VT a ser veiculado por emissoras de TV e cinemas e de spots para rádio, além da inserção do tema no projeto pedagógico das escolas públicas e particulares situadas no Estado do Piauí para o ano letivo de 2014. Foram firmados 10 (dez) termos de adesão à campanha com as seguintes entidades: TV Cidade Verde, Fundação Dom Avelar Brandão Vilela (Rádio Pioneira), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí – SINEPE/PI, Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Site Portal AZ, Jornal Diário do Povo, Site GP1, Sistema Meio Norte de Comunicação Ltda., Difusora Empreendimentos de Comunicações Ltda. (Rádio Difusora de Teresina) e Cinemas Teresina.

Foram produzidos spots pela Rádio Pioneira e VT pela TV Cidade Verde, os quais já estão sendo veiculados por ambos os veículos de comunicação desde o segundo semestre de 2013. O VT também está sendo veiculado pelos Cinemas Teresina antes dos filmes por eles exibidos. O SINEPE/PI assumiu o compromisso de produzir panfletos na quantidade prevista no projeto e o TCU cartazes e cartilhas. A SEMEC/Teresina  (Secretaria Municipal de Educação de Teresina) produzirá o material necessário à divulgação da campanha nas escolas da rede municipal de Teresina. Há previsão de reuniões com a SEDUC (Secretaria de Estado da Educação) e o SINEPE/PI (Sindicato das Escolas Particulares do Piauí) para definição das ações da campanha no âmbito das escolas. Foi realizada reunião com a SEMEC/Teresina, na qual ficou definida capacitação dos multiplicadores da campanha nas escolas para março/2014.

Por ocasião do Dia Internacional de Combate à Corrupção (9 de dezembro de 2013), foi promovida panfletagem nos principais cruzamentos da Avenida Frei Serafim, em Teresina/PI, com a participação dos servidores e estagiários do Ministério Público, que distribuíram panfletos e adesivos para veículos alusivos à campanha.

No que se refere ao interior do Estado, foram encaminhados aos Promotores de Justiça: arte das peças publicitárias da campanha; modelos de ofícios propondo parceria a entidades públicas e privadas para execução da campanha; arquivo digital do projeto de divulgação da campanha a ser apresentado aos possíveis parceiros; arquivo com minicurso sobre combate à corrupção para formação de multiplicadores; CD com gravação dos spots para rádio; exemplares do cartaz de divulgação da campanha para afixação na Promotoria de Justiça. Foram, ainda, ministrados 10 palestras, atingindo cerca de 2.000 pessoas, segundo dados coletados pelo CEAF, e 11 cursos de formação de multiplicadores (3 h/a) por ocasião da Caravana do Ministério Público, tendo sido capacitadas 215 pessoas, sendo as palestras e os cursos ministrados pela Coordenadora do CACOP.

O Ministério Público do Estado do Piauí está aberto a novas parcerias e disponível para a realização de palestras e cursos de capacitação de multiplicadores da campanha. As entidades que tiverem interesse em apoiar a campanha poderão entrar em contato com o CACOP – Centro de Apoio de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público, por e-mail: cacop@mppi.mp.br ou por telefone: 3216-4568, para que seja viabilizada a parceria ou para agendar uma palestra. Os mesmos contatos estão abertos a denúncias de casos de corrupção, assim como os contatos da Ouvidoria: ouvidoria@mppi.mp.br ou 127.